Mercado: Ford faz primeiro teste de direção remota com tecnologia 5G



A Ford fez a primeira demonstração de direção remota usando uma rede 5G na China durante a Smart China Expo SCE, feira internacional de tecnologia em Chongqing - veja o vídeo. O teste, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China CAERI, Datang e China Telecom, foi transmitido ao vivo durante o evento. O objetivo foi analisar o desempenho da tecnologia que terá um papel central para o futuro avanço da conectividade e da automatização, segurança e mobilidade no trânsito.

O modelo usado na demonstração foi um Lincoln MKZ Hybrid, com plataforma de direção autônoma adaptada para recepção de sinais 5G. As equipes de pesquisa e desenvolvimento e de veículos autônomos da Ford na China realizaram um trabalho intenso para concluir a sua integração e calibração em um curto espaço de tempo.

O veículo localizado em Xiantao Big Data Village foi controlado por meio dos sinais transmitidos da sala de operações da Smart Expo, a 3 km de distância, via comunicação 5G. O motorista usou os sinais de vídeo e áudio enviados pelo veículo para tomar decisões e comandar remotamente as suas funções de direção, aceleração e frenagem. Por segurança, um motorista viajou na cabine para assumir a direção em caso de necessidade.

Durante a feira, a marca também apresentou outras tecnologias inteligentes avançadas que equipam os novos modelos da Changan Ford na China. Uma delas é o SYNC+, sistema multimídia com tecnologia de inteligência artificial da Baidu desenvolvido especialmente para os consumidores chineses. Além de navegação e assistente de voz inteligente, seus recursos incluem várias opções de entretenimento e conectividade do carro com casas inteligentes.

da Redação | 21/09/2019

Últimas notícias

16/01/2020

Segurança: Nissan convoca recall para Frontier, Pathfinder e Sentra

15/01/2020

Trânsito: Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro

14/01/2020

Mercado: Chevrolet anuncia importação do segundo lote do Bolt EV

12/01/2020

Mercado: Abraciclo estima aumento de 6,1% na produção de motocicletas neste ano