Tecnologia: Elétricos são aposta da Toyota para Tóquio 2020

A Toyota Motor Corporation, parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, anunciou que fornecerá uma linha completa eletrificada, incluindo versões exclusivas de alguns modelos desenvolvidos especificamente para apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. Com sua linha eletrificada, a Toyota, em conjunto com o Comitê Organizador dos Jogos, pretende atingir o nível mais baixo de emissões em comparação com outras frotas oficiais usadas no evento, ajudando também a reduzir o impacto ambiental dos Jogos.
A Toyota fornecerá cerca de 3.700 produtos e/ou veículos de mobilidade para Tóquio 2020. A maioria, ou quase 90% da frota oficial, será eletrificada. Os modelos eletrificados incluem Híbridos Elétricos HEV, Elétricos a Células de Combustível FCEV, como o Mirai movido a hidrogênio, Híbridos Elétricos Plug-in PHEV, o Prius PHV conhecido como Prius Prime em alguns mercados, e Elétricos a Bateria BEV, incluindo o "APM" Accessible People Mover e o e-Palette, bem como o Toyota Concept-i, que irá prover uma única e ampla gama de mobilidade diversificada durante os Jogos de Tóquio 2020. Entre os elétricos fornecidos, a Toyota incluirá aproximadamente 500 FCEVs e cerca de 850 BEVs, a maior dentre qualquer frota de Jogos até o momento.

Além de cerca de 3.700 produtos e/ou veículos de mobilidade para Tóquio 2020, 2.700 deles farão parte da frota oficial fornecendo suporte de transporte entre os locais durante os Jogos Olímpicos. Estes serão comercialmente disponíveis, como é o caso do Mirai, por exemplo. Cálculos preliminares sugerem que a média de CO2 emitida pela frota comercialmente disponível para Tóquio 2020 será, em média, inferior a 80 g/km*1 de CO2, resultando em uma redução de aproximadamente metade da quantidade típica quando comparada a uma frota de tamanho similar dos modelos convencionais a gasolina e diesel.

Além disso, novas reduções são previstas durante os Jogos, quando combinadas com outros produtos avançados de mobilidade e/ou veículos elétricos da Toyota. Com isso, a Toyota pretende alcançar o nível mais baixo de metas de emissões de qualquer frota oficial usada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Para ajudar a evitar colisões e reduzir/mitigar possíveis danos ou ferimentos, todos os produtos disponíveis comercialmente para transporte de pessoas estarão equipados com as tecnologias de segurança preventivas da Toyota, incluindo "Toyota Safety Sense" e "Lexus Safety System +". Quase todos os veículos disponíveis comercialmente também serão equipados com a tecnologia Smart Stop Technology SST da Toyota, projetada para auxiliar na frenagem em caso de aplicação incorreta não intencional do pedal de aceleração.

Paralelamente à frota oficial, a Toyota também apoiará as operações dos Jogos com outros modelos, incluindo o Ônibus de Célula de Combustível "Sora", veículos auxiliares que ajudam a levantar passageiros em seus assentos ou estão equipados com um declive anexo para permitir acesso a passageiros com cadeiras de rodas para entrar pela porta traseira, além de outros meios, como Empilhadeiras de Célula Combustível, fabricados e vendidos pela Toyota Industries Corporation.

da Redação | 22/08/2019

Últimas notícias

01/11/2019

Mercado: Novo SUV PEUGEOT 2008 chega às revendas

29/10/2019

Mercado: Troller T4 2020 chega com nova combinação de cores

28/10/2019

Mercado: Fiat inaugura a primeira concessionária com nova identidade visual da marca

25/10/2019

Salão de Tóquio: Nissan confirma novo Versa no Brasil em 2020