Mercado: Novo BMW Z4 M40i 2020 faz sua estreia no País



Uma das principais atrações do BMW M Festival 2019, o BMW Z4 M40i, a versão top de linha da nova geração do roadster já pode ser adquirida diretamente na rede de concessionárias autorizadas BMW no País. Produzido em Graz, na Áustria, o conversível esportivo é equipado com um potente motor de seis cilindros apto a entregar 340cv de potência.
Mesmo ostentando as qualidades de um legítimo roadster BMW, entre os quais o perfil e o centro de gravidade rebaixados, a posição dos assentos mais próxima do assoalho e os balanços curtos, o novo Z4 se diferencia nitidamente de seu antecessor pelas proporções distintas, como a distância de entre eixos mais compacta e a reinterpretação dos elementos de design icônicos, como a grade de duplo rim e os faróis, e que foram inteiramente remodelados.
A aplicação intensa das formas e uma variedade de detalhes exclusivos representam as características que definem o design exterior do novo BMW Z4. A combinação de linhas e um desenho claro das superfícies criam uma aparência de apelo esportivo muito distinta. O para-choques dianteiro imponentemente esculpido e dotado de grandes entradas de ar, a grade de duplo rim - uma das identidades visuais da BMW -, mais larga e situada em posição mais baixa, e os faróis localizados nas extremidades garantem a este roadster uma aparência inconfundível ao ser visto de frente. A nova grade frontal combina desenho de favos de mel, inspirado em competições automobilísticas, com uma estrutura tridimensional, cujos elementos internos exibem um arranjo vertical e que remetem às tradicionais grades da marca.
Os faróis também trazem novidades: pela primeira vez as duas fontes de luz estão posicionadas uma sobre a outra. O design verticalizado das máscaras é recortado, na parte superior, por uma faixa diagonal com luzes indicadoras de direção integradas. O novo BMW Z4 vem com faróis de LED Adaptativos e Assistente de Farol Alto de série.
O capô alongado, com vincos em forma de flecha apontando para a grade, se estende por sobre os arcos das rodas de estilo "clamshell" "concha", outra característica dos carros esportivos clássicos. As junções do capô se fundem com as linhas dos ombros que percorrem as laterais da carroceria até as lanternas traseiras. Um segundo vinco surge a partir das grandes tomadas de ar, localizadas atrás dos arcos das rodas dianteiras. Essa interação de superfícies reproduz artisticamente o fluxo de ar ao longo do novo Z4.
Um difusor de ar harmoniosamente integrado à tampa do porta-malas e as novas lanternas delgadas, dispostas horizontalmente em L, ajudam a dar à traseira do novo BMW Z4 uma aparência mais ampla e rente ao piso. O visual poderoso do spoiler traseiro é reforçado pelos contornos laterais e pelos dutos de escape posicionados nas extremidades do componente. O acabamento das barras de proteção anticapotamento são em preto High-Gloss.
O teto de lona ostenta cor preta e é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em dez segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h. As proporções harmoniosas da carroceria refletem a perfeita distribuição de peso entre os dois eixos 50:50, outra característica irretocável dos automóveis BMW. O novo BMW Z4 cresceu em tamanho, em comparação à geração anterior. Ele é 85 milímetros mais longo que o anterior 4,324 metros, 74 mm mais largo 1,864 m e 13 mm mais alto 1,304 m. A exceção fica por conta da distância entre eixos de 2,470 m - 26 mm menor que a da geração anterior. A presença de bitolas 83 mm mais largas, no eixo dianteiro 1,594 m, e com 27 mm a mais, na traseira 1,616 m, tem influência direta e extremamente positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do conversível.
Externamente, o modelo também traz como destaque o para-choque dianteiro com três amplas entradas de ar; saias laterais, para-choque traseiro com bordas laterais altamente distintas e rodas de liga leve M Double-spoke, de 19 polegadas. A versão M40i é disponibilizada em seis opções de cores externas, sendo uma sólida Branco Alpino, e mais seis de acabamento metálico Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II.
O novo BMW Z4 M40i é impulsionado por um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 2.998 cm³, à gasolina e capaz de entregar 340cv de potência entre 5.000 e 6.500 rpm e torque máximo de 500Nm de 1.600 a 4.500 rpm. Esta unidade recebeu minuciosos aperfeiçoamentos no sistema BMW TwinPower Turbo, que contempla turbocompressores twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável VALVETRONIC e comando de válvulas Duplo-VANOS. O sistema de injeção de alta precisão assegura uma dosagem de gasolina ideal, além de uma combustão particularmente limpa. Este sistema proporciona ainda um fluxo perfeito de combustível através das câmaras de combustão, com pulverização feita por injetores com múltiplos orifícios. O conjunto motriz do roadster está apto a levá-lo do 0 zero aos 100 km/h em 4,5 segundos, e ajudá-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho empolgante deve-se também à tração traseira, outra característica distintiva da marca, e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates shift-paddle.
A versão mais recente da transmissão Steptronic Sport apresenta um escalonamento apto a assegurar maior esportividade e eficiência nas trocas de marchas e redução de vibrações. As relações mais curtas para as mudanças das marchas inferiores proporcionam uma aceleração aprimorada também permitindo operar de forma mais eficaz. A transmissão inclui ainda a função Launch Control para otimizar a entrega de torque no momento da partida, evitando a derrapagem.

A Suspensão Adaptativa M Sport e o Diferencial M Sport também são tecnologias relevantes na lista de equipamentos do roadster. O primeiro ajusta eletronicamente a rigidez dos amortecedores, dependendo do modo de condução selecionado Comfort/Sport, garantindo potencial dinâmico elevado à dirigibilidade do veículo. E o segundo bloqueia o diferencial traseiro, controlando eletronicamente e proporcionando melhor tração, agilidade, estabilidade e comportamento de condução. O ajuste do bloqueio do eixo traseiro varia entre 0 zero e 100% para cada lado, dependendo da situação de condução e das condições do piso.

O pacote de tecnologias embarcadas no novo BMW Z4 inclui ainda sistemas de segurança de última geração como monitoramento da pressão dos pneus, freios M Sport, a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de quatro airbags - duplos frontais e laterais dianteiros -; e estepe de emergência.

da Redação | 21/08/2019

Últimas notícias

01/11/2019

Mercado: Novo SUV PEUGEOT 2008 chega às revendas

29/10/2019

Mercado: Troller T4 2020 chega com nova combinação de cores

28/10/2019

Mercado: Fiat inaugura a primeira concessionária com nova identidade visual da marca

25/10/2019

Salão de Tóquio: Nissan confirma novo Versa no Brasil em 2020