Segurança: Prepare-se para enfrentar neblina na estrada




Com a chegada do inverno, as condições meteorológicas também trazem risco para quem dirige.  O motorista que vai pegar a estrada precisa ficar atento à visibilidade. A presença de neblina, por exemplo, pede reforço da atenção para quem está ao volante. Nessas condições, a visibilidade fica extremamente reduzida e aumentam os riscos de acidente.
Marcelo Gama, instrutor do SEST SENAT, orienta o motorista a manter a calma, reduzir a velocidade e acender os faróis baixos com os faróis de neblina, caso o veículo conte com essa opção. "Nunca acione os faróis alto. Eles só reduzem a visibilidade pelo reflexo da luz e pioram a dirigibilidade nessas condições", explica.


O instrutor alerta ainda para os casos em que a neblina estiver muito intensa. Nessa situação, o melhor é encontrar um lugar seguro até que as condições atmosféricas melhorem, pois a mesma visão que faltar a um condutor faltará a outro no mesmo trajeto ou em faixa contrária. "O motorista só não deve parar no acostamento e ligar o pisca-alerta. Essa atitude só tende a aumentar os riscos de colisão", aponta Gama.


Para enfrentar uma estrada com neblina, é muito importante que os equipamentos do veículo estejam funcionando corretamente, como faróis, limpador de para-brisa, entre outros. A regulagem do farol baixo, por exemplo, sofre uma inclinação de pelo menos 2,5 graus quando o veículo está carregado, transformando o faixo baixo em farol alto. O instrutor ressalta que o motorista não pode ser surpreendido e não ter condições mínimas para dirigir: "Por isso, é sempre importante fazer uma revisão antes de qualquer viagem".

Confira outras dicas:
- Use sempre o cinto de segurança.
- Aumente a distância segura do veículo à frente;
- Oriente-se pelas linhas laterais da pista;
- Ligue o sistema de ventilação interno;

da Redação | 21/06/2018

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento