Trânsito: Prefeitura inicia período de teste dos novos semáforos em Cuiabá




O conjunto semafórico instalado na rotatória que dá acesso à Ponte Sérgio Motta, na Avenida Beira Rio, e os da Avenida Isaac Póvoas foram os primeiros pontos a iniciarem os testes dos semáforos inteligentes.  Agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana Semob estiveram no local auxiliando o trânsito na noite desta quinta-feira 05. Os testes devem levar até 3 dias e após esse preríodo, os semafóros voltam a  operar no amarelo intemitente até a inauguração.

Na quarta-feira 04, as avenidas receberam as sinalização e faixas aéreas indicando a fase de avaliação, para que pudessem começar a operar a título captação de dados no local.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo explicou, em meados do mês de março os semáforos da rotatória operaram em amarelo intermitente para que os condutores pudessem se familiarizar com o conjunto semafórico. O local foi um dos pontos escolhido porque o trânsito na região diariamente nota-se congestionamento, o que prejudica os mostoristas nos sentidos em momentos de maior fluxo. "Muitas pessoas tem duvidas sobre o funcionamento do semáforo inteligente na rotatória da ponte Sérgio Motta mas,  vai funcionar e  vai melhorar e muito o fluxo do trânsito na região. Nesse local vamos acabar  com a preferencial de quem está na rotatória. O sinal vai abrir de acordo com a pista com maior número de veículos, onde tem o maior gargalo. Nos estudos que fizemos, enquanto passavam 10 carros por minuto na preferencial, vinham 100 por minuto na Beira Rio, vimos a necessidade de colocarmos um conjunto semafórico ali", salientou o secretário.

Na Issac Póvoas, o conjunto semafórico funcionou no sistema onda verde, onde o motorista consegue trafegar em toda a extensão da avenida, respeitando a velocidade da via, sem ser parado pelo sinaleiro.

Segundo o Secretário, o semáforo vai fazer uma leitura inteligente através de um software que irá monitorar qual a pista com maior necessidade. "Quem vai fazer isso é o sistema, não é o agente, é tudo automatizado. Pedimos um pouco de paciência aos condutores porque precisamos passar por essa fase de teste para que o softwear armazenem os dados", completou o secretário. O semáforo se adaptará ao curso com maior demanda, de forma equilibrada e com  tempo suficiente para os condutores da pista com menor movimento possam passar. Após a fase de testes, com o armazenamento das informações e a calibragem do sistema, o resultado será a diminuição dos engarrafamentos nos horários de pico.

Aliado ao funcionamento dos equipamentos, um centro de controle do trânsito será instalado, acompanhando a trafegabilidade nas faixas por meio de câmeras. "As câmeras de videomonitoramento que estarão instaladas nos semáforos, serão apenas para monitorar o trânsito, não é para multar. Poderemos avisar os motoristas onde está tumultuado. Por exemplo, se tem acidente podemos desviar o trânsito, avisar nos painéis, nos meios de comunicação", completou o secretário.

O método é o mesmo utilizado nos Estados Unidos da América EUA e Canadá. Ao contrário dos semáforos únicos utilizados atualmente, o novo padrão a ser aplicado traz três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores.

"A inovação na sinalização vai ainda mais além, uma vez que os novos equipamentos se comunicam entre si e isso propicia um fenômeno que chamamos de Onda Verde, onde todos os semáforos abrem e fecham conjuntamente, a partir de uma avaliação do fluxo das faixas. O objetivo é evitar aquele antigo constrangimento de estar em meio a vias completamente vazias. O sistema vai funcionar e deixaremos um legado em Cuiabá", finalizou Antenor.

A previsão de inauguração dos conjuntos testados é  dia 14 de abril , dentro da programação do aniversário de 299 anos de Cuiabá, que é comemorado no proximo domingo, dia 08 de abril.


Ao todo 125 cruzamentos receberão os conjuntos semafóricos que serão adaptados conforme a demanda. O sistema permite o controle  remoto e  em tempo real, auxiliando na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato de implantação dos semáforos inteligentes estabelece também a aplicação de câmeras detectoras de video, que permitirão o acompanhamento dos  fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O conjunto semafórico compreende ainda um software e ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.

O novo sistema oferece no seu conjunto melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas portadoras de necessidades especiais, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.

 

Confira os cruzamentos que devem receber o conjunto semafórico:

 

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática
 - Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça - em frente ao Hotel Paiaguás
 -  Avenida Historiador Rubens de Mendonça - em frente ao Mc Donald's - Próximo a Rua das Orquídeas
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça - em frente a Caixa Econômica Federal
 - Avenida Historiador Rubens de Mendonça - em frente a Decorliz
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce boca da onça
- Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho
- Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho
- Avenida Isaac Póvoas x Rua Barão de Melgaço
 - Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa
 - Avenida Getúlio Vargas x 13 de Junho
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Joaquim Murtinho
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Barão de Melgaço
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Comandante Costa
- Miguel Sutil x Boa Vista
- Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota Rotatória
- Avenida das Torres x Avenida Itália Rotatória
- Rua Dom Aquino x Clovis Hughenei
- São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos
- Avenida Beira Rio x São Cristóvão

da Redação | 04/04/2018

Últimas notícias

14/09/2018

Mercado: Equinox 2019 traz novidades

12/09/2018

Mercado: Nissan inicia produção do sedã elétrico Sylphy

12/09/2018

Tecnologia: VW lança programa de compartilhamento de carros elétricos

11/09/2018

Mercado: FCA convoca recall da Ram 2500