Mercado: FCA atinge 500 mil motores Firefly produzidos no Brasil



A Fiat Chrysler Automóveis FCA acaba de alcançar a marca de 500 mil motores Firefly produzidos no Polo Automotivo Fiat, em Betim MG. O motor de número 500 mil é um Firefly 1.0 litro de três cilindros e sai da linha de produção no momento em que a FCA Powertrain está em fase de ampliação, com a instalação da nova fábrica de motores turbo.

"Nunca seria possível chegar a esse marco de 500 mil motores Firefly produzidos no Brasil se o time não fosse competente, com muito talento, determinação e vontade de realizar. É um produto de excelência, com tecnologia inovadora, muito apreciado pelos clientes dos mercados latino-americano e europeu", afirma o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa.

Com cerca de 800 funcionários, em três turnos, a produção diária chega a 1,3 mil motores, divididos entre o Firefly 1.0 litro, de três cilindros, e o Firefly 1.3 litro, de quatro cilindros, ambos com bloco em alumínio. Atualmente, mais de 50% da produção é exportada. Os embarques começaram em setembro de 2019 para Itália e Polônia, totalizando mais de 130 mil unidades que equipam Fiat Panda, Fiat 500 e Lancia Y. Esse volume já representa a maior exportação de motores da história da FCA no Brasil.

"Os motores FireFly são produzidos no mais avançado processo de manufatura. A eficiência do produto e dos processos nos permitiu ser escolhidos também para atender outros importantes mercados, como o europeu", explica o diretor de Manufatura da FCA para a América Latina, Pierluigi Astorino. Considerada uma das plantas de motores mais modernas da FCA no mundo, a unidade possui cerca de 160 robôs de alto desempenho e precisão, que garantem completa rastreabilidade e confiabilidade de todas as etapas dos processos de usinagem e montagem.

No Brasil, os motores FireFly estão presentes nos modelos Nova Fiat Strada, Argo, Cronos e Uno.

da Redação | 16/09/2020

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento