Mercado: Nova BMW R 1200 GS é lançada no Brasil



A BMW Motorrad acaba de lançar a nova BMW R 1200 GS, modelo mais vendido da marca no mundo e líder há anos do segmento no Brasil. Com visual renovado e dinâmica aprimorada, a nova BMW R 1200 GS está mais versátil, confortável e robusta, oferecendo um nível inédito de equipamentos para a categoria.  São duas versões disponíveis, Sport+ e Premium+, e dois pacotes inéditos, Exclusive e Rallye.

A nova BMW R 1200 GS está com uma aparência mais robusta e arrojada, com linhas marcantes e novas opções de cores e acabamentos. Há mudanças no para-lama dianteiro, enquanto pequenos defletores conhecidos por winglets adicionam um toque de perfeição aerodinâmica. Os painéis de compensação laterais do tanque de combustível também foram projetados recentemente.

 

O novo estilo também foi aplicado ao radiador, que possui uma superfície galvanizada ou são feitos de aço inoxidável pacotes Rallye e Exclusive. O caráter off-road da nova BMW R 1200 GS é enfatizado particularmente no pacote Rallye, que traz pintura metálica Azul Lupine, transmissão preta, elementos de decoração destacados sobre os lados do tanque de combustível em cores BMW Motorsport e quadro na coloração Azul Cordoba - combinação que resultou em nada menos do que a GS produzida em série mais esportiva de todos os tempos.

 

Já o pacote Exclusive traz tanque de combustível com elementos claros e cor Iced Chocolate metálico. A transmissão em preto e os freios acabados em dourado, por sua vez, representam um refinado contraste.

 

O painel de instrumentos da nova BMW R 1200 GS traz novo grafismo e layout, combinando elementos analógicos e um amplo visor digital, o que proporciona uma excelente visualização ao piloto. As cores disponíveis variam segundo a versão. Na configuração de entrada, estão disponíveis as cores Branca e Preta. O pacote Rallye traz a exclusiva tonalidade azul Rallye e, no pacote Exclusive, a carroceria pode ser pintada na cor Marrom.

O modelo vem equipado com o vigoroso motor boxer, capaz de encarar as condições mais extremas dos cantos mais remotos da Terra. O bloco é bicilíndrico de oito válvulas, com 1.170 cilindradas, injeção eletrônica, módulo central remapeado, transmissão aprimorada em eixo cardã e refrigeração mista líquido e ar. O conjunto, que é associado a um câmbio de seis marchas e embreagem hidráulica lubrificada a óleo, desenvolve potência máxima de 125 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 125 Nm a 6.500 rpm. Moderno e eficiente, o propulsor possui um catalisador adaptado para atender às exigências das normas de emissão da EU4.  O novo modelo incorpora ainda um amortecedor de vibração no eixo de saída da transmissão e uma revisão do atuador do tambor de seleção e dos eixos de transmissão.

 


A nova BMW R 1200 GS manteve as excelentes dimensões que a permitem encarar com segurança e robustez os mais variados tipos de terreno. Assim, o modelo conta com 2,20 metros de comprimento; 1,41 metro de altura sem espelhos; 95 cm de largura com espelhos; 1,50 metro de distância entre-eixos e 85 centímetros /87 centímetros de altura dos assentos ajustáveis. O peso total abastecido com combustível, óleo e fluidos é de 244 quilos. A capacidade máxima de carga é de 216 kg. Já a capacidade do tanque de combustível, por sua vez, é de 20L mais cerca de 4 litros de reserva.

 

A BMW R 1200 GS oferece uma extensa lista de itens de série: acelerador eletrônico; ajuste dos manetes de freio e embreagem; ajuste de pré-carga do amortecedor traseiro; amortecimento variável auxiliar; assento em dois níveis; freios ABS; cavalete central; computador de bordo; controle automático de estabilidade ASC; embreagem anti-deslizante; eixo cardã; guidão com ajuste de posição; imobilizador eletrônico; indicador de direção branco cristal; modos de pilotagem variados, lanterna traseira em LED; para-brisa com ajuste de altura; protetor de cárter; rodas de liga leve, tomada de 12V; suporte de top case e suspensões paralever e telelever.

 

Na versão Sport+ estão incluídos todos os itens de série anteriores mais farol em LED; luz de posição diurna; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus RDC; piloto automático; protetores de mãos; luzes de direção em LED e manual do proprietário em português.

 

Na versão Premium+ são adicionados todos os itens da versão Sport+ mais controle de tração dinâmico DTC; ajuste eletrônico de suspensão ESA; sistema de partida sem chave keyless; assistente de partida em subida; computador de bordo PRO; assistente de troca de marchas PRO; modos de pilotagem PRO; preparação para GPS; ABS PRO; controle automático de estabilidade ASC; motor com acabamento preto disponível apenas para o pacote Rallye; suporte para malas laterais; rodas raiadas.

 

Essa versão Premium+ pode ser equipada também com os novos pacotes Exclusive ou Rallye. O pacote Exclusive traz itens de requinte ao modelo, enquanto o pacote Rallye tem assento especial Rallye, para-brisa esportivo, protetor de chassi e largos apoios para os pés e rodas raiadas.

 

A nova BMW R 1200 GS oferece diversos dispositivos que garantem uma dinâmica aprimorada e o máximo de conforto a bordo para piloto e passageiro. O modelo vem equipado de série com dois modos de condução: "Chuva" e "Estrada", oferecidos em conjunto com o Controle de Tração ASC. O Riding Modes Pro opcional inclui os modos de condução adicionais "Dynamic", "Dynamic Pro", "Enduro" e "Enduro Pro", assim como o Controle de Tração Dinâmico DTC, que permite uma aceleração ainda mais eficiente e segura.

 

Os modos de condução "Dynamic Pro" e "Enduro Pro", ativados por meio de um plugue codificado, também oferecem opções de personalização que permitem adaptar o caráter da moto. Outros elementos do Riding Modes Pro são o novo Assistente de Partida em Ladeira, os freios ABS Pro para uma maior segurança na frenagem e a luz de freio dinâmica, que é ainda mais eficaz ao chamar a atenção para a frenagem da motocicleta.

 

Em relação à segurança, o equipamento opcional Ajuste de Suspensão Dinâmico ESA "Next Generation" tem um sistema especial de amortecimento que se adapta de maneira automática à situação enfrentada pelo motorista, de acordo com sua condição de condução e a manobra realizada. Há também uma função totalmente automática de nivelamento para compensar os mais variados tipos de terreno.

 

Já o pacote Rallye, disponível de fábrica, permite que a nova BMW R 1200 GS seja usada de forma mais ativa no off-road devido a suportes de mola mais longos, um curso de mola prolongado e a uma mola que deixa a suspensão mais rígida, garantindo o total controle e conexão entre o piloto e a motocicleta.

 

da Redação | 02/05/2017

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento