Mercado: VW apresenta o Nivus




A VW está lançando o Nivus.  O novo modelo foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e será produzido inicialmente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo SP, para comercialização no mercado latino-americano. Em um segundo momento, o modelo será produzido também na Europa.
O Nivus será lançado oficialmente no mercado brasileiro nas próximas semanas. Na Argentina, o modelo chega às concessionárias no fim do segundo semestre deste ano. Em 2021, é a vez de os demais mercados sul-americanos receberem o Nivus, no primeiro semestre. E o modelo será lançado também na Europa, no segundo semestre do ano que vem.
O Nivus carrega no design uma das características que o torna único no mercado. "Desde o início, definimos que o design do Nivus precisaria ser inovador, atraente e ao mesmo tempo funcional",  revela José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen para a América Latina.  A queda rápida e fluida da coluna 'C' é um dos destaques do design. "Na lateral, o Nivus tem um perfil cupê bastante característico. As proporções e os volumes definem um caráter atlético e moderno." As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com pegada esportiva e vibrante.

Pavone, que começou os primeiros sketches do Nivus há cerca de quatro anos, explica que a parte frontal do Nivus traz o típico DNA de design da Volkswagen. "Os faróis são conectados com uma grade bastante dominante e com a linhas marcadas no capô, que definem o caráter robusto ao carro". Os faróis de LED, o DRL daytime running light de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o Nivus, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso. Na grade, o novo logo da Volkswagen está mais simples e bidimensional. E faz sua estreia no Nivus, como o primeiro modelo na região América do Sul.

A parte traseira do Nivus é um show à parte: um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e extremamente elegante, digna de modelos do segmento premium. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do Nivus.

Aliado ao painel digital Active Info Display, cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas tamanho de um tablet interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um "cockpit digital" dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf.
Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar estacionamento, 12 min audiobook, Ubook audiobook, Porto Seguro seguros, Deezer música, Waze navegação e IFood delivery de comida são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do Nivus.
O ACC Adaptive Cruise Control está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil. O Nivus vem equipado também com o AEB Autonomous Emergency Brake, recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

Montado sobre a versátil Estratégia Modular MQB - que permite ampla flexibilidade de construção graças aos parâmetros variáveis entre eles, a distância entre-eixos - o Nivus oferece espaço interno ideal para levar com conforto até cinco ocupantes.

São 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas é referência entre hatches compactos e até mesmo a maioria dos utilitários esportivos compactos SUVs do mercado, com capacidade para 415 litros. Tal benefício se deve a um design extremamente funcional a partir de uma carroceria em estilo cupê, e se beneficiando de um balanço mais longo. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos 'botões virtuais' do VW Play.

Alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir são as principais características do powertrain do Nivus. O motor é o eficiente 200 TSI família EA211 de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv 94 kw de potência máxima e 20,4 m.kgf 200 Nm de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos SP e equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T-Cross, com excelente aceitação dos consumidores.

da Redação | 18/05/2020

Últimas notícias

05/07/2020

Mercado: Nissan Frontier Attack ganha duas novas opções de cores

01/07/2020

Mercado: Fox 2021 chega com mais itens de segurança

29/05/2020

Mercado: Ford lança a edição especial Ranger Thunder na Europa

25/05/2020

Mercado: Fiat apresenta linha 2021 do Fiorino