Mercado: Nissan revela como nomes de veículos são escolhidos



Desde sua fundação, na década de 1930, a Nissan procura lançar modelos com nomes que transmitam suas características aos consumidores e que sejam marcantes. A pesquisa para o nome final considera dezenas, centenas de opções que possam transmitir características que engenheiros e designers embutiram no modelo.

Conheça o significado de alguns dos modelos vendidos no Brasil e no mundo, além do próprio nome Nissan:

Kicks: Para seu modelo mais vendido no Brasil e na América Latina, a Nissan quis transmitir a ideia de esportividade, movimento e, ao mesmo tempo, o prazer ao dirigir. A palavra inglesa reunia tudo isso, pois significa "chutes", "pontapés" e também expressa prazer intenso quando se faz algo.

Versa: O nome é direto ao ponto no que o sedã representa: versatilidade. Seu interior amplo permite seu uso com conforto para passeios, viagens e trabalho também.

LEAF: A palavra inglesa significa "folha de árvore". Para o 100% elétrico mais vendido do mundo, a Nissan criou um acrônimo das palavras: líder L, amigo do ambiente E, acessível A e familiar F. Por ser amigo do ambiente, o termo original em inglês também remete ao conceito do veículo.

Sentra: Originariamente grega, a palavra "kentron", significa "centro", fazendo referência a algo central, que tem o tamanho ideal para dar segurança. O nome Sentra foi usado pela primeira vez em 1982 nos Estados Unidos e em alguns países da América Latina.

NOTE: O nome desse compacto com ar de monovolume vem do inglês e significa "nota", que representa um agradável tom musical, ou "note", a ação de ser notado por alguém. Para o modelo, o nome sugere a antecipação que se sente ao iniciar um novo capítulo na vida em que o protagonista da história é você mesmo.

Pathfinder: Vem da junção de duas palavras inglesas: "path" caminho e "finder" aquele que encontra. A palavra define este utilitário que o convida a encontrar o caminho para a aventura graças ao seu amplo espaço, segurança e tecnologia, que fornece entretenimento e inovação para todos os seus passageiros

Altima: Derivado da palavra latina "altus", que significa "de ordem superior", enquanto, em inglês, soa muito semelhante à palavra "ultimate", que significa "o melhor".

Titan: Os Titãs são uma raça de deuses da mitologia grega, descendentes de Gaia e Urano e que - como a picape da Nissan que leva seu nome - eles se distinguem por sua incrível força e poder.

Marca Nissan

Considerado fundador da Nissan, Yoshisuke Aikawa nasceu no Japão, em 1910. Formado pela Universidade Imperial de Tóquio atual Universidade de Tóquio, ele morou nos Estados Unidos na década de 1920.

Ao voltar para o Japão, no começo da década de 1930, o jovem Yoshisuke trocou a formação acadêmica pelo trabalho braçal em uma fundição, onde desenvolveu habilidades de manufatura para criar a Tobata Casting Co., Ltd. para fabricar peças de automóvel.

A expertise levou a empresa a sonhar em ter seus próprios carros. Assim, em 1931, a Tobata incorporou a DAT Jidosha Seizo como sua segunda subsidiária a outra era a Nihon Sangyo para desenvolver seu primeiro modelo, um compacto para passageiros.

Em 1932, a subsidiária mudou o nome para "Datsun", que era uma composição de DAT letras iniciais de três fundadores e da palavra "sun", que significa "sol" em inglês. A ideia inicial era colocar Datson ou "Filho de DAT" son é filho em inglês. No entanto, a pronúncia em japonês soava como uma palavra que significa "perda".

A produção de automóveis começou em 1933. Em outubro desse ano, a Tobata comprou um terreno de mais de 66 mil m² em Shinkoyasu, na costa da cidade de Yokohama, para ampliar a produção, que hoje é fábrica da Nissan.

O termo "Nissan" foi usado pela primeira vez em 1933. Era abreviação da outra empresa da holding "Nihon Sangyo" na bolsa de valores de Tóquio. Nissan também pode ser traduzida como "indústria japonesa".

Outra curiosidade com o nome Nissan é que a marca utiliza somente o número 23 em seus carros para competições de esporte a motor. O motivo? Em japonês, "Ni" é o número dois e "San", o três.

O nome corporativo "Nissan Motor Co. Ltd." foi criado em junho de 1934. A nova empresa assumiu a produção dos automóveis Datsun. Sob a liderança de Yoshisuke Aikawa, a marca estabeleceu o objetivo de vender entre 10 mil a 15 mil unidades por ano à época.



da Redação | 23/01/2020

Últimas notícias

17/02/2020

Trânsito: Saiba quando será necessária a troca para o novo modelo de placa em MT

15/02/2020

Mercado: Nova Ram 2500 estreia no Brasil

12/02/2020

Mercado: PEUGEOT apresentará durante o Rio Open edição especial do 2008