Mercado: Volkswagen lança Polo GTS



Depois de 26 anos, a Volkswagen está trazendo de volta a sigla GTS, no modelo Polo.
Fabricado sobre a Estratégia Modular MQB e equipado com o motor 250 TSI 1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque e câmbio automático de seis marchas, o Polo GTS nasceu de um conceito inspirado nos lendários modelos dos anos 1980 e 1990 e que fez grande sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018.
O Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. E sua velocidade máxima supera a marca dos 200 km/h: são 207 km/h. Isso graças ao consagrado conjunto mecânico que combina o motor 250 TSI quatro cilindros e 1,4 litro de cilindrada, com potência de 150 cv etanol ou gasolina e 250 Nm 25,5 kgfm de torque - também com etanol ou gasolina - ao câmbio automático de seis marchas AQ250 o mesmo do Jetta, mas com acerto mais esportivo.

Parte da família EA211 de motores, o 250 TSI é produzido na Fábrica de São Carlos. Aplicado nos modelos Jetta e Tiguan, esse motor possui vários recursos de alta tecnologia para oferecer excelente desempenho, alta durabilidade e baixo consumo de combustível - como o duplo circuito de arrefecimento, bloco e cabeçote feitos de alumínio e duplo comando de válvulas variável.
Externamente, o Polo GTS traz detalhes exclusivos, como os faróis full LED, que garantem excelente iluminação noturna e têm identidade visual diferenciada. Ligando-os de lado a lado há um filete vermelho, que destaca a esportividade do Polo GTS. A grade do radiador tem formato de "colmeia" e traz o logo GTS. Em relação ao Polo Highline, o para-choque dianteiro é novo e mais imponente.
Na lateral, chamam a atenção as rodas de 17 polegadas, diamantadas, com pneus 205/50 R17 - perfil que permite ótimo equilíbrio entre conforto de rodagem e estabilidade em curvas. Para isso colabora o acerto mais firme da suspensão, em relação à da versão Highline. Ainda na lateral, o Polo GTS traz as capas dos retrovisores pintadas na cor preto brilhante.
Na traseira, o Polo GTS traz defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas são de LED, com assinatura noturna diferenciada da versão Highline. Para complementar, a saída de escapamento é dupla.
Na cabine escurecida teto, bancos e laterais de porta são da cor preta, o grande destaque são os bancos esportivos, mais firmes, que oferecem bom apoio ao corpo em curvas. O apoio de cabeça integrado remete aos bancos utilizados em carros de competição.
O Polo GTS é equipado de série com o painel digital Active Info Display, que se diferencia pela iluminação vermelha. Esse é um dos recursos eletrônicos exclusivos possibilitados pela Estratégia Modular MQB.
Outro recurso é o seletor do modo de condução, que altera a personalidade do Polo GTS, afetando inclusive o som do motor - o motorista pode escolher entre os modos "normal", "ecológico", "esportivo" ou "individual". Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação o atuador sonoro, que amplifica o prazer ao dirigir, garantindo mais emoção.

Ainda no campo da eletrônica, o Polo GTS é equipado com o XDS+ bloqueio eletrônico do diferencial, que faz parte do ESC - Controle eletrônico de estabilidade item de série.

O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

O ESC do Polo GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão Post-Collision Brake, recurso exclusivo na categoria.

A lista de equipamentos de série traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento que incluem câmera de ré, sistema start/stop que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo, e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.

Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade piloto automático.

Como opcional está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além do recurso de variação do espaço no porta-malas s.a.v.e. e rede para objetos no compartimento.

O Polo GTS está disponível em opções de cores sólidas Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado e metálicas Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum.

da Redação | 27/01/2020

Últimas notícias

17/02/2020

Trânsito: Saiba quando será necessária a troca para o novo modelo de placa em MT

15/02/2020

Mercado: Nova Ram 2500 estreia no Brasil

12/02/2020

Mercado: PEUGEOT apresentará durante o Rio Open edição especial do 2008