Mercado: Nissan Leaf chega ao Brasil

  
A Nissan inicia oficialmente no Brasil - e também na Argentina, Chile e Colômbia - as vendas da segunda geração do Nissan LEAF, o veículo 100% elétrico mais comercializado do mundo. O modelo, que representa um novo patamar para o mercado de carros elétricos produzidos em larga escala, chega à América Latina totalmente reinventado para oferecer ainda mais autonomia, design diferenciado e moderno, e uma série de tecnologias avançadas. E tudo isso com emissão zero.

Vendido em 50 países, o Novo Nissan LEAF é o ícone da Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. Com ela, a Nissan incorpora em seus veículos um conjunto de tecnologias avançadas que cria uma forma completamente nova de direção. Esta visão tem três pilares: Nissan Intelligent Drive, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration.

Seguindo o conceito dos três pilares e graças à maior autonomia e a sistemas como o e-Pedal, o Novo Nissan LEAF fortalece a liderança da Nissan em veículos elétricos e promove a expansão do segmento globalmente - já são mais de 400 mil LEAF vendidos em todo o mundo desde o lançamento da primeira geração, em 2010. Além disso, o novo modelo traz atributos importantes que serão vistos em futuros lançamentos da Nissan.

No Brasil, o Novo Nissan LEAF ainda chega com uma solução completa para a mobilidade elétrica do consumidor e conta com um kit com equipamentos de recarga para casa e rua. Este kit tem como principal destaque o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação incluída. Os clientes também receberão um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga o LEAF tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772.

"A Nissan acredita na eletrificação do Brasil e da América Latina. O Novo Nissan LEAF chega para oferecer o que existe de melhor da marca, com tecnologias avançadas que entregam o máximo para a experiência de condução inteligente, desempenho e conectividade dentro da nossa visão do futuro da mobilidade, a Nissan Intelligent Mobility", afirma Marco Silva, Presidente da Nissan do Brasil.

Entre os destaques das tecnologias de condução inteligente do Novo Nissan LEAF está o e-Pedal. Esta inovação permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações - algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Com taxa de desaceleração de até 0,2 g, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, ajudando, assim, a diminuir o estresse e aumentando o prazer de dirigir.

Estudos realizados pela Nissan no Japão, na Europa e nos EUA mostraram que o e-Pedal reduz consideravelmente o número de vezes que o motorista aciona os freios quando o trânsito está congestionado. Embora o pedal de freio convencional ainda deva ser usado em situações de frenagens mais bruscas, o sistema permite que os motoristas acionem apenas um pedal em 90% das necessidades de direção.

Além do e-Pedal, o Novo Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse "escudo inteligente de segurança" integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap, o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e a se proteger.
 
Os sistemas identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra, veículos em pontos cegos no retrovisor; sinais de fadiga do condutor, entre outras ações preventivas. A condução também fica mais segura com o controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente que pode ser definida no painel e freia o Novo Nissan LEAF caso necessário, checa constantemente a pressão dos pneus, além, claro, da visualização de todo o entorno do veículo com o uso das quatro câmeras que formam a Visão 360º na tela do sistema multimídia.


A estrela deste pilar é, sem dúvida, o e-powertrain, que oferece maior eficiência energética e maiores torque e potência em relação à geração anterior do Novo Nissan LEAF. O conjunto atualizado de baterias de íon-lítio de 40 kWh proporciona desempenho linear e estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos 110 kW, 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm 26% maior, resultando em acelerações ainda melhores. É mais desempenho com emissão zero.

Esta nova bateria de íon-lítio oferece autonomia de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano, satisfazendo as necessidades de condução da maioria dos proprietários.

O design refeito da bateria adiciona capacidade de armazenamento de energia sem aumentar o tamanho. Ela ocupa exatamente as mesmas dimensões do conjunto utilizado na geração anterior, mas a estrutura individual das células de íon-lítio foi melhorada, representando aumento de 67% na densidade de energia. Outro importante aprimoramento de engenharia para a bateria está no uso de materiais de eletrodo aprimorados com química revisada, resultando em maior densidade de potência, contribuindo para maior durabilidade da bateria após a carga e a descarga.

No dia-a-dia, o condutor irá perceber o torque imediato disponível, que oferecerá respostas instantâneas em saídas de semáforos, por exemplo, ou mesmo em retomadas para ultrapassagens mais seguras. O motor elétrico, combinado com a tecnologia da Nissan, oferece o torque máximo em 0,1 segundo. Além disso, o Novo Nissan LEAF é surpreendentemente silencioso.

O condutor do Novo Nissan LEAF ainda conta com a possibilidade de decidir entre três modos de condução: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; "B", que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e "D", o modo de operação normal com a potência máxima do motor.

da Redação | 25/07/2019

Últimas notícias

21/08/2019

Mercado: Novo BMW Z4 M40i 2020 faz sua estreia no País

20/08/2019

Mercado: Nova Ram 2500 chega em Novembro

19/08/2019

Mercado: Nissan adota nova tecnologia de mobilidade

16/08/2019

Mercado: Jeep® Compass chega à linha 2020