Mercado: Toyota lança RAV4 Hybrid




A Toyota do Brasil apresenta o novo RAV4. A 5ª geração, produzida nas fábricas de Takaoka e Nagakusa no Japão, introduz quatro grandes mudanças que implicam em uma melhoria substancial de seus principais atributos design, equipamento, conforto, desempenho e segurança.
O modelo está disponível em toda a rede de concessionárias Toyota do Brasil a partir de junho de 2019.   
A nova geração do Toyota RAV4 Hybrid chega ao Brasil em duas versões dotadas de sistema de propulsão híbrido auto recarregável exclusivo, além de uma transmissão automática HEV Transaxle transmissão variável contínua  e tração sob demanda inteligente nas quatro rodas AWD.
A versão de entrada S Hybrid chega com sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com um sistema de ventilação SVS,  banco do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7" combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7",  sistema de acionamento e desligamento do motor por botão Engine Start/Stop Button, sistema de entrada inteligente Smart Entry System, rodas de liga leve de 18", controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, freio de estacionamento eletrônico EPB e função Hold, controle eletrônico de tração TRC, controle de Assistência de Subida em Rampa HAC,  Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade VSC e Controle de Reboque e Oscilação TSC, dentre outros.

A versão SX Hybrid vem com todos esses equipamentos , e ainda teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução Wireless Charger, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, por sensor de movimento passando o pé por debaixo do para-choque traseiro,  sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense TSS.

O Toyota RAV4 Hybrid chega com um grande atributo: um novo sistema de propulsão híbrida recentemente desenvolvido que combina baixo consumo de combustível e excelente potência, determinando de forma ideal se o motorista quer priorizar uma sensação de aceleração linear ou uma capacidade máxima de resposta, de acordo com o estilo de condução desejado. O sistema híbrido é composto por quatro motores um a gasolina + três elétricos que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.
 
O propulsor do novo RAV4 é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V. Ele incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ao mesmo tempo, incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.
 

O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve que o sistema anterior, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa.

Com esse sistema híbrido, o Novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.

Todas as versões do novo RAV4 Hybrid incorporam um novo tipo de transmissão automática HEV Transaxle continuamente variável conjunto de engrenagens planetárias controlada eletronicamente, com  um diferencial pré-engatada. O resultado é uma aceleração mais linear. Maior controle na desaceleração de modo sequencial e maior eficiência em alta velocidade, atingindo desempenho, potência e baixo consumo.
Todas as versões contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV 100% elétrico e Sport, tornando-se um veículo versátil, preparado para qualquer tipo de condução. Na versão SX, há a opção de trocas de marcha no volante, proporcionando maior prazer e emoção ao dirigir.
O Toyota RAV4 Hybrid está equipado com um novo sistema inteligente de tração AWD nas quatro rodas chamado, desenvolvido para fornecer uma condução característica de um SUV e excelente eficiência de combustível. Este sistema de tração fornece torque às rodas traseiras dependendo da situação, por meio de um dos motores elétricos, localizado no eixo traseiro sem cardã. A relação de distribuição de torque com as rodas traseiras melhora em 20/80 em comparação com a geração anterior 40/60.
 
Além disso, incorpora a função AUTO LSD, usada para sair das condições de deslizamento por meio do bloqueio das rodas. Quando elas giram sem tração ou são suspensas no ar, o sistema envia toda a força para as rodas que estão no chão, que são aquelas que têm tração.
 
O sistema de tração inteligente AWD combinado com o conjunto híbrido, a transmissão eletrônica HEV Transaxle com diferentes modos de condução, a direção eletricamente assistida EPS, os freios a disco e a suspensão independente fazem do novo RAV4 um SUV de excelente manobrabilidade, versatilidade, conforto e estabilidade na estrada e fora dela.


da Redação | 31/05/2019

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento