Mercado: Volkswagen up! ganha novas versões


O Volkswagen up! completa cinco anos de presença no mercado brasileiro e 300.000 unidades fabricadas trazendo importantes mudanças para a linha 2020. O modelo começa a chegar às mais de 500 concessionárias da marca no País em três versões: MPI equipada com o motor 1.0 MPI de até 82 cv, Connect e Xtreme, ambas equipadas com o motor 170 TSI de até 105 cv.

As mudanças no up! integram a estratégia de hatches da Volkswagen no Brasil, iniciada com o lançamento do Polo, que visa simplificar a complexidade da oferta de versões no portfólio, aumentando ainda mais a competitividade dos modelos da marca no mercado nacional.

O up! inaugurou entre os veículos Volkswagen fabricados no Brasil conceitos como a utilização em sua carroceria de aços conformados a quente, o que lhe permitiu atingir excelente desempenho em testes de colisão. Também assumiu o posto de carro com o melhor índice de reparabilidade do CESVI, entre outras conquistas importantes.

As novas versões se diferenciam por detalhes visuais. O up! MPI se diferencia pelas maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria e pelos faróis com máscara escurecida esse item passa a ser oferecido de série em todas as versões.

O up! Connect, que retorna como versão - anteriormente era série especial - é equipado com nova roda de liga leve de 15 polegadas pneus 185/60 R15 e faixa lateral alusiva à versão.

A Xtreme, que passa a ser a opção de topo do up!, traz retrovisores na cor preta, rack de teto em "chrome effect", roda de liga leve de 15 polegadas pneus 185/60 R15 diamantada com detalhes em preto brilhante e adesivo alusivo à versão nas laterais.

O modelo é completo em suas três versões - não há lista de opcionais. Todas são oferecidas apenas em carroceria de quatro portas e trazem de série, entre outros recursos muito procurados pelos clientes Volkswagen: ar-condicionado; direção com assistência elétrica; "DRL" luz de condução diurna; volante multifuncional; computador de bordo; chave tipo "canivete" com controle remoto; travamento, vidros dianteiros e retrovisores com recursos "tilt down" do lado direito elétricos e sistema de som com suporte para smartphone no painel.

O up! MPI traz pneus de baixa resistência ao rolamento nas medidas 175/70 R14; banco do motorista com regulagem de altura e alerta sonoro dos faróis acesos, além de ajuste de altura para o volante. Atrás do suporte do celular há, ainda, uma entrada USB para carregar o telefone.

O up! Connect adiciona aos itens oferecidos pela versão MPI: iluminação ambiente no painel, faróis de neblina e sistema de som Composition Phone, que permite conexão por Bluetooth e tem função de leitura de dados pela porta USB do suporte para celular. O up! Xtreme acrescenta à lista os sensores de estacionamento traseiros à lista de itens de série.

O up! tem garantia total de três anos e é oferecido em cinco cores: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash sólidas, além das metálicas Prata Sírius e Cinza Platinum.
O motor 1.0 TSI Total Flex foi um marco na indústria nacional em termos e inovação, eficiência energética e prazer ao dirigir. Trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível produzido no Brasil.

Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, sua potência máxima é de 101 cv 74 kW a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv 77 kW à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

O up! equipado com motor TSI leva apenas 9,4 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol E100. Com gasolina E22 no tanque, acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h.

Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 tem 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

O up! MPI leva 12,9 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 162 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol E100. Com gasolina E22 no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.

da Redação | 02/05/2019

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