Mercado: Novíssimo BMW Z4 estreia no Brasil em ação de pré-venda




Sucessor legítimo dos roadsters clássicos da BMW e uma das principais atrações da marca bávara nas mais recentes edições do Salões de Paris e São Paulo, a terceira geração do BMW Z4 estreia no país em campanha de pré-venda e já pode ser adquirido diretamente na rede de concessionárias autorizadas BMW com previsão de entrega para o próximo trimestre. O conversível esportivo faz parte da mais nova ofensiva de lançamentos anunciada pela empresa e que prevê a chegada, neste ano, de 20 novos modelos das três marcas do BMW Group ao mercado brasileiro. A ação de pré-venda do novíssimo BMW Z4 compreende a versão sDrive30i M Sport, fabricada em Graz, na Áustria.

Mesmo ostentando atributos de um genuíno roadster BMW, entre elas a silhueta baixa, o baixo centro de gravidade, a baixa posição dos assentos e os balanços curtos, o novíssimo BMW Z4 se distingue facilmente de seu antecessor. Graças, principalmente, às proporções diferenciadas, como a distância de entre eixos mais compacta, e a reinterpretação dos elementos de design icônicos, como a grade de duplo rim e os faróis, que foram completamente remodelados.

O modelo também traz como destaque o pacote aerodinâmico M Sport, que inclui para-choque dianteiro com três amplas entradas de ar; saias laterais, para-choque traseiro com bordas laterais altamente distintas e rodas de liga leve M Double-spoke, de 18 polegadas. A versão M Sport será disponibilizada em seis opções de cores externas, sendo uma sólida Branco Alpino, e mais seis de acabamento metálico Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II.

 Com um design centrado no motorista, com linhas que avançam como um impulso dinâmico e acabamentos exclusivos em determinadas áreas, o cockpit do novo BMW Z4 é a imagem do prazer de dirigir pura e intocada. Os detalhes de acabamento galvanizado contribuem para um ambiente sofisticado, enquanto a disposição claramente estruturada dos comandos concentra a atenção do motorista ainda mais na experiência ao volante.
 
O  novo BMW Z4 assume uma posição de protagonismo no que diz respeito à mobilidade premium inteligente, principalmente devido à presença do Assistente Pessoal Inteligente BMW Intelligent Personal Assistant, que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz "Olá, BMW", dito pelo usuário em português e, posteriormente, podendo ser editado por um comando de voz de preferência do usuário. Este sistema foi testado no Brasil, com o português local e desenvolvido pelo time de engenharia da empresa por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha. A tecnologia permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos. Por meio do código de identificação do usuário id, o sistema aprende as preferências dele e as armazena no sistema acionando-os para ligar o ar-condicionado a uma determinada temperatura, por exemplo. Trata-se do copiloto ideal e particularmente essencial no dia a dia a bordo, respondendo a comandos para auxiliar o motorista com inúmeras tarefas, otimizando o tempo e aumentando a produtividade durante a viagem.


O caráter exclusivo do novo Z4 também pode ser notado graças à vasta diversidade de elementos inovadores e de alta qualidade. Além do ar-condicionado digital automático, sistema de som Surround Harman Kardon - com amplificador digital perfeitamente integrado a 12 alto-falantes tweeters, alto falantes de médio porte, centro, graves centrais e subwoofers e com 365W de potência -, e pacote de iluminação que inclui cortina de luzes de boas-vindas e de conveniência. As características de conforto e estilo exclusivo do novo roadster também são ressaltadas pelo novo Comfort Access 2.0, um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. À 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2 m, ele as tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro.

O conjunto de tecnologias oferecido na opção top de linha M Sport inclui também o Driving Assistant, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações. Esta tecnologia agrega ainda o controle de cruzeiro adaptativo que possibilita ao condutor definir uma velocidade constante e que o veículo a adapte de acordo com a velocidade do veículo à frente. As velocidades podem ser fixadas entre 30 km/h e 160 km/h e com quatro diferentes ajustes de distância de segurança.

Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos. A gama de recursos inclui ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, "desfazê-los" em marcha a ré.
O novo BMW Z4 sDrive30i M Sport é impulsionado por um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, à gasolina e capaz de entregar 258cv de potência entre 5.000 e 6.500 rpm e torque máximo de 400Nm de 1.550 a 4.400 rpm. Esta unidade recebeu minuciosos aperfeiçoamentos no sistema BMW TwinPower Turbo, que contempla turbocompressores twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável VALVETRONIC e comando de válvulas Duplo-VANOS. O sistema de injeção de alta precisão assegura uma dosagem de gasolina ideal além de uma combustão particularmente limpa. Este sistema proporciona ainda um fluxo perfeito de combustível através das câmaras de combustão, com pulverização feita por injetores com múltiplos orifícios. O conjunto motriz do roadster está apto a leva-lo do 0 zero aos 100 km/h em 5,4 segundos, e ajuda-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho empolgante deve-se também à tração traseira, outra característica distintiva da marca, e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates shift-paddle.

 
A versão mais recente da transmissão Steptronic Sport apresenta um escalonamento apto a assegurar maior esportividade e eficiência nas trocas de marchas e redução de vibrações. As relações mais curtas para as mudanças das marchas inferiores proporcionam uma aceleração aprimorada também permitindo operar de forma mais eficaz. A transmissão inclui ainda a função Launch Control para otimizar a entrega de torque no momento da partida, evitando a derrapagem.

da Redação | 11/04/2019

Últimas notícias

17/06/2019

Trânsito: Uso de simulador para obtenção de CNH será facultativo

14/06/2019

Mercado: Bridgstone lança pneu para veículos de alta performance

12/06/2019

Mercado: New Jeep Renegade Híbrido estreia na Itália

12/06/2019

Mercado: Novo Fiat Toro 2020 chega com novas versões de entrada