Mercado: Frontier chega com linha completa ao Centro-Oeste




A 12ª geração da Nissan Frontier chega aos estados do Centro-Oeste com a linha completa, composta por quatro versões.  Com apenas duas versões oferecidas em 2018 nos estados da região mais o Distrito Federal - as importadas do México SE e LE -, a Nissan Frontier obteve 3,9% em seu segmento no ano passado, a mesma participação da marca no mercado. Agora, as novas versões da Nissan Frontier estão ajudando o modelo a aumentar sua participação de mercado nas primeiras semanas nas lojas. Em janeiro de 2019, a linha atingiu 4,4% de participação no Centro-Oeste, contra 3,5% no ano passado.

Uma das principais novidades da Nissan Frontier 2019 é a nova casa: agora o utilitário é fabricado na nova unidade industrial da Nissan na América do Sul, localizada em Córdoba, Argentina, que recebeu um investimento de 600 milhões de dólares.
De acordo com a versão, que agora são quatro - S 4x4, Attack 4x4, XE 4x4 e LE 4x4 -, a linha Nissan Frontier passa a ter equipamentos como a Visão 360º Inteligente, Detector Inteligente de Objetos em Movimento, teto solar, novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, sistema Isofix, seis airbags, entre outros. Também há novidades no interior, na suspensão, nas rodas, na direção, na motorização, na transmissão e no sistema de tração. Agora, existem com câmbio manual ou automático e o motor 2.3 turbodiesel passa a ter opção de uma ou duas turbinas, que faz a potência variar conforme a configuração adotada.
A picape mantém em sua linha 2019 equipamentos como os inéditos - para o segmento - bancos "Gravidade Zero" inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor; os controles de tração e estabilidade VDC - Vehicle Dinamic Control; freios ABS com controle eletrônico de frenagem EBD e assistência de frenagem BA; controles automático de descida HDC e auxílio de partida em rampa HSA, luz de freio de LED CHMSL, luzes diurnas DRL e muitos outros.

A Nissan Frontier 2019 também traz novidades em termos de conectividade, tecnologia, conforto, segurança e comportamento dinâmico. Tudo pensado para atender as expectativas dos ocupantes nos diversos tipos de uso do carro: do trabalho pesado às viagens de final de semana com a família, e também nos deslocamentos diários em centros urbanos.

Umas das novidades em tecnologia da Nissan Frontier 2019 é a introdução da Visão 360º Inteligente, um dos equipamentos que integram a Mobilidade Inteligente da Nissan - visão da marca que reúne diversos recursos de engenharia, construção e tecnologia para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade. Com muita procura na linha Nissan Kicks, é inédito no segmento de picapes médias.

O sistema é formado por quatro câmeras na grade dianteira, na tampa da caçamba e duas na parte inferior dos retrovisores externos e permite ao motorista ter uma visão completa do entorno da Nissan Frontier. Por meio da tela do sistema multimídia no painel, é possível analisar visualmente a posição do veículo em relação às marcas no chão de um estacionamento e aos objetos no ambiente, o que permite manobras com mais facilidade e segurança.

Para picapes, a Visão 360º Inteligente torna-se um item importante de segurança e, claro, tecnologia. Com o tamanho avantajado desses utilitários, manobrar o veículo é uma tarefa que requer muito cuidado. Assim, com a Nissan Frontier 2019 as movimentações ficam mais seguras e ajudam a evitar colisões com objetos e pessoas não visualizadas. Disponível na versão topo de linha LE, a Visão 360º facilita o ato de estacionar em qualquer tipo de vaga, além de ajudar a entrar e sair de garagens com limitações de espaço com mais visibilidade, confiança e segurança.

O sistema está associado ao Detector Inteligente de Objetos em Movimento Moving Object Detection, que alerta o motorista por meio de um aviso sonoro quando - ao manobrar de ré - algum pedestre, carro, poste, criança, animal ou objetos estão perto do carro e não foram visualizados.

O painel de instrumentos em TFT também recebe aperfeiçoamentos. Ele ganha novas opções de telas informativas: velocímetro digital, temperatura externa e bússola digital.

Em linha com o conceito de inovação da marca japonesa em seus produtos, a Nissan Frontier traz tecnologias de segurança como o Controle Inteligente de Descida HDC e o Sistema Inteligente de Partida em Rampa HSA, que atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro sem sustos em descidas íngremes e saídas da imobilidade em aclives. Além disso, de acordo com a versão, o utilitário vem de série com sensor de estacionamento, luzes diurnas DRL nos faróis de LED e luz de freio de LED CHMSL. Já o Vehicle Dinamic Control VDC reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração para dar ainda mais tranquilidade e segurança à condução.

Outra tecnologia de última geração, que ajuda a aplicar maior força e poder à roda com mais aderência ao pavimento, é o limitador de diferencial LSD. O sistema aumenta o controle do veículo, a estabilidade e evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o LSD a freia automaticamente e manda a potência extra às rodas com mais tração.

A Nissan também está resgatando uma outra tradição da linha Frontier, a de oferecer duas opções de potência para o mesmo motor. A versão S 4x4 tem 160 cavalos de potência, enquanto as restantes Attack 4x4, XE 4x4 e LE 4x4 desenvolvem 190 cavalos. O motor para toda a linha é o mesmo turbodiesel 2.3 16V sendo que a diferença está na quantidade de turbinas disponíveis uma ou duas. Essa usina de força trabalha em conjunto com dois tipos de transmissão: a nova manual de seis velocidades exclusiva para a versão S 4x4 e a automática de sete velocidades com modo sequencial para trocas manuais.

da Redação | 22/02/2019

Últimas notícias

21/03/2019

Tecnologia: Ford cria robô para testar durabilidade dos bancos

20/03/2019 20:00:00

Mercado: Nissan e Mitbusbishi lançam novos miniveículos

19/03/2019

Mercado: Edição limitada Renegade Willys disponível para reserva

18/03/2019

Mercado: Mobi é o PCD mais barato do Brasil