Mercado: Ford vai usar realidade aumentada em pós-venda
A Ford anunciou que será a primeira montadora na América Latina a usar a tecnologia de realidade aumentada na área de serviços de pós-venda. Com essa nova ferramenta, as oficinas da marca passarão a contar com acompanhamento em tempo real de especialistas da fábrica sempre que necessário para tirar dúvidas sobre o diagnóstico e solução de problemas técnicos complexos dos veículos.
A "Assistência Técnica Remota com Realidade Aumentada Ford" será iniciada como projeto-piloto no primeiro semestre deste ano em dez concessionárias de diferentes regiões do Brasil. Depois dessa fase, que servirá para a coleta de dados e para adquirir experiência com o uso da tecnologia e gerenciamento da operação, ela deverá ser expandida para toda a rede em 2020.
A ferramenta é composta de óculos especiais com câmera e microfone que os mecânicos da oficina usam para inspecionar o veículo e se comunicar com engenheiros da fábrica. Estes podem acompanhar na tela do computador exatamente o que o técnico está vendo e contam também com recursos gráficos que facilitam a transmissão de instruções.
"É uma tecnologia disruptiva na indústria que vai trazer um grande benefício para o consumidor e reduzir significativamente o tempo de diagnóstico e do carro parado na oficina", disse Joaquim Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul. "Ela vai aumentar a produtividade e a capacidade de atendimento das oficinas e oferecer uma experiência melhor para os clientes, aumentando a sua satisfação e fidelização", completa.
Segundo ele, esse projeto é mais um exemplo do trabalho realizado pela Ford de pesquisa de tecnologias para criar soluções inovadoras com foco no consumidor.
da Redação | 21/02/2019
Últimas notícias
Mercado: VW up! 2021 chega às lojas
O Volkswagen up! chega à linha 2021 em todas as concessionárias do Brasil na versão Xtreme 1.0 TSI
Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados
Agora, ambos estarão em um mesmo documento
Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos
Vídeos já estão disponíveis no canal de Youtube da Nissan
Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento
Modelo misto garante a segurança da população