Salão de Los Angeles: BMW apresenta o iNEXT

Um dos principais destaques do Salão Internacional do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, o BMW iNEXT. Muito mais do que um veículo singular, ele representa o alicerce para o futuro do BMW Group, englobando tecnologia, design e novas formas de pensar que serão lapidadas por toda a empresa e suas marcas. Esta é a primeira vez que todos os campos estratégicos de inovação do BMW Group - Condução Autônoma, Conectividade, Eletrificação e Serviços ACES - foram incorporados em um único veículo, enquanto seu design agrega expressão visual D + ACES e oferece uma aparência avançada para a futura identidade do prazer ao dirigir.
A mobilidade é uma parte intrínseca de nossas vidas, nossas experiências, nossas qualidades sensoriais. É, em suma, uma exigência humana básica. Consequentemente, as deliberações sobre o futuro da mobilidade giram, mais do que nunca, em torno das pessoas, de suas emoções e suas necessidades e preferências de mobilidade. As possibilidades oferecidas pela condução autônoma, eletrificação e conectividade, abrirão cada vez mais, as portas para experiências completamente novas e formas de moldar o deslocamento a bordo de um automóvel no futuro. Ao mesmo tempo, eles também prometem mudar os desejos e hábitos de vida das pessoas.

Os motoristas terão, cada vez mais, liberdade para decidir como desejam usar o tempo gasto viajando em um carro. O design do interior do veículo se tornará cada vez mais importante, com o fator de bem-estar desempenhando um papel mais proeminente. Totalmente elétrico, o BMW Vision iNEXT, portanto, foi criado como um espaço móvel que oferece qualidade de vida real e aborda a necessidade de um novo "espaço favorito" no qual podemos ser nós mesmos e relaxar. O design resultante transmite um apelo emocional e favorece uma sensação positiva ao entrar no veículo.
A geometria da cabine do iNEXT é composta de apenas algumas linhas claras de contorno e que priorizam materiais e cores. Uma mistura de tecido e madeira cria um tipo de sensação sofisticada associada ao design de móveis, ajudando a dar ao interior seu caráter especial "de butique". A cabine do veículo está repleta de cores quentes e acolhedoras, como as tonalidades Purus Rosé, Marrom e Bege, enquanto o efeito metálico cintilante Mystic Bronze acentua o seu resultado. Na parte traseira, chama a atenção o assento cujo revestimento, chamado de "Enlighted Cloudburst" algo como "Nuvem Iluminada", em português, é sensível ao toque podendo gerar luminosidade. Com seu acabamento de tecido Jacquard, este revestimento cobre assimetricamente a área do banco traseiro e se estende até os painéis laterais e parte do apoio situado entre os bancos dianteiros.
As tecnologias inteligentes ajudarão as pessoas de maneira cada vez mais discreta no futuro. No BMW Vision iNEXT, essas tecnologias ficam em segundo plano e escamoteadas - daí o nome "Shy Tech" ou "Tecnologia Discreta", em português - surgindo apenas quando necessário ou solicitado pelo motorista ou passageiros. Não há necessidade de telas ou botões. As funções podem ser operadas usando superfícies feitas de materiais como madeira ou tecido, como o estofamento de tecido Jacquard. O controle do veículo é, portanto, adaptado em todos os aspectos às necessidades das pessoas que viajam nele.
O exterior do BMW Vision iNEXT também está repleto de inovações. A nova linguagem de design BMW i é claramente visível com suas linhas marcantes e formas claras, incluindo superfícies poderosamente esculpidas nas laterais e que remetem à músculos tensionados. O impressionante acabamento da pintura externa Liquid Greyrose Copper, que gradualmente muda de tom, de cobre brilhante para rosa escuro, projeta dinamismo desenfreado e dá ao exterior um impacto ainda maior.

O BMW Vision iNEXT apresenta uma visão muito moderna da identidade de design já conhecida do conjunto óptico dianteiro da BMW, e que contempla faróis super-afilados, enquanto as câmeras em vez dos espelhos retrovisores externos mostram o que está acontecendo atrás. O para-brisa funde-se perfeitamente ao grande teto panorâmico, proporcionando uma visão clara do interior inovador do carro.

 

Na traseira, as linhas horizontais e as superfícies criam uma postura ampla e dinâmica, e as luzes traseiras, que também exibem formas super-delgadas, atravessam a traseira do veículo. O ar flui pelo teto do BMW Vision iNEXT até a extremidade posterior, e isso combina com um difusor - dotado de iluminação - para melhorar a aerodinâmica. O difusor é um elemento de estilo atraente e também altamente funcional: além de sua influência positiva sobre a aerodinâmica do protótipo Vision, também ajuda a aumentar a autonomia no deslocamento em modo elétrico. Inspirado nos carros de competição, este equipamento contribui para ressaltar a ascendência esportiva, tradicional nos modelos BMW. Outro detalhe que chama a atenção é a ausência de saídas de escapamento à vista. A versão de produção BMW iNEXT sairá da linha de montagem da fábrica de Dingolfing, na Alemanha, em 2021.

da Redação | 29/11/2018

Últimas notícias

06/12/2018

Mercado: Spin estreia nova configuração com isenção para PcD

05/12/2018

Mercado: Toyota é eleita montadora que emite menos CO²

04/12/2018

Segurança: FCA faz recall de airbag

03/12/2018

Trânsito: Obras de mobilidade do novo Pronto Socorro da Capital avançam