Salão de São Paulo: Fusion Energi e F150 Raptor são destaques da Ford




A Ford traz para o Salão do Automóvel 2018, como demonstração de tecnologia, dois modelos que são exemplo de inovação em seus respectivos segmentos: o híbrido plug-in Fusion Energi e a picape off-road F-150 Raptor.

O Fusion Energi 2019 combina dois motores - um 2.0 Atkinson a gasolina e outro elétrico, com potência combinada de 190 cv -, e por ser plug-in permite que a bateria também seja recarregada na tomada. Sua principal novidade é uma bateria de íons de lítio refrigerada a ar, de 9,0 kW/h, que aumenta em cerca de 20% a autonomia no modo elétrico em relação ao modelo anterior, ampliando a versatilidade de uso do veículo.

A linha Fusion foi a primeira da Ford no mundo a oferecer o CoPiloto 360, um pacote de tecnologias que inclui assistência autônoma de frenagem, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, alerta de permanência em faixa, câmera de ré e farol alto automático.

O veículo também tem piloto automático adaptativo com "stopgo", central multimídia SYNC 3 e todos os demais itens de conforto e conveniência já conhecidos da linha Fusion no Brasil. Como, por exemplo, ar-condicionado digital automático de dupla zona, acesso e partida sem chave, sistema de som premium e bancos de couro com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista com sistema de refrigeração e aquecimento.   

O Fusion Hybrid vendido no Brasil, também presente no salão, oferece o mesmo padrão de equipamentos sem a opção de recarga na rede elétrica.

Picape radical

Considerada a picape mais forte, robusta e inteligente já produzida pela Ford, a F-150 Raptor reforça a tradição mundial da marca nesse segmento. Sua criação foi inspirada nas corridas do deserto mais famosas e desafiadoras do mundo.

Produzida com carroceria de liga de alumínio de nível militar de alta resistência, a F-150 Raptor tem motor V6 3.5 EcoBoost biturbo de 450 cv, com impressionantes 70,46 kgfm de torque a 3.500 rpm e transmissão automática de 10 velocidades. Seu sistema de tração 4x4 tem transferência de torque sob demanda, com quatro opções de tração 2H, 4A, 4H e 4L, preparadas para todo tipo de terreno e bloqueio eletrônico de diferencial. Possui também assistência de engate de reboque, que torna as manobras de estacionamento com trailers muito mais fáceis.

Ela tem suspensão dianteira independente com amortecedores Fox de alto rendimento e ajuste variável, rodas de alumínio forjado de 17" e pneus 315/70 R17 BFGoodrich All-Terrain, de uso misto. Outra exclusividade da picape são os seis modos de condução que ajustam automaticamente seus parâmetros para rodagem normal, esportiva, na chuva/neve, na lama/areia, em pedra e estilo baja.

Na linha 2019, F-150 Raptor 2019 introduziu como novidade o Trail Control, que funciona como um controle de cruzeiro quando se dirige em terrenos fora de estrada. Conta também com a tecnologia Auto Start/Stop que desliga o motor ao parar em ponto morto para economizar combustível, religando-o imediatamente quando se tira o pé do freio. O sistema inteligente reconhece quando a picape está tracionando reboque ou em modo 4x4 e interrompe seu funcionamento.

Como itens de tecnologia, tem SYNC 3 com tela de 8", sistema de som premium B&O Play, câmera 360 graus, piloto automático adaptativo, sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, controle de curvas e sistema de permanência em faixa.

da Redação | 05/11/2018

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento