Mercado: Fiat Strada completa 20 anos




A Fiat Strada, líder do seu segmento desde 2000, chega hoje aos 20 anos no mercado. Lançada em 24 de outubro de 1998, se tornou sucesso de vendas rapidamente graças à sua robustez e versatilidade para ser usada no dia a dia tanto para o transporte de cargas, quanto para passeios em família.

A Fiat Strada chegou, há duas décadas, para completar a família Palio em três versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V. Rapidamente conquistou o público com seu estilo e confiabilidade, ganhou diversas outras versões e mostrou ser tanto econômica para o trabalho, quanto jovem e descontraída para o lazer. O modelo, produzido no Polo Automotivo Fiat, em Betim MG, é vendido no Brasil e, atualmente, exportado para Argentina, Paraguai e Uruguai.


No ano em que foi lançada, até por ter chegado no último trimestre, vendeu 2.016 unidades no Brasil das 4.889 produzidas. Dez anos depois, em 2008, já eram 72.045 picapes comercializadas no país e 78.912 fabricadas por ano. Em 2018, até setembro, foram 49.093 mil unidades emplacadas e 52.320 produzidas, somando 1,36 milhão de picapes vendidas no mercado nacional desde o lançamento. O recorde de vendas em um ano até hoje foi em 2014, com 153.139 unidades no ano, cerca de 70.000 a mais que a segunda colocada. No mesmo ano, a jovem Fiat Strada atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.

Como se pode comprovar por esses números, entre as picapes compactas, o desempenho de vendas da Strada é notável. Suas vendas, quase sempre, superam a soma de todos os demais modelos concorrentes comercializados. Em 2018, sua participação de mercado em seu segmento deve atingir cerda de 53%, com aproximadamente 67.000 picapes produzidas e 65.000 emplacadas.


Os exemplos de inovação da Fiat Strada, que a fizeram ter números tão altos e relevantes, são muitos. Como destaque, por exemplo, está a chegada da versão com Cabine Estendida, em 1999. Inédita no segmento, foi um marco graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba.

Ela também ganhou sua primeira versão Adventure em 2002, conceito muito bem aceito pelo consumidor, e o bloqueio eletrônico do diferencial Locker, em 2008, que foi introduzido para aumentar a capacidade de tração da picape em situações de terreno adversas. No ano seguinte foi a vez da Fiat Strada se tornar a primeira e única picape compacta com cabine dupla no Brasil. Já em 2013 inovou mais uma vez com o lançamento da terceira porta na cabine dupla, solução inédita no segmento.


Ao longo dessas duas décadas com números que mostram o quanto o público aprova o modelo, a Fiat Strada recebeu também reconhecimento através de diversas premiações. Entre elas, estão a eleição dos Melhores Carros promovida pelo Best Cars, em que a Fiat Strada foi eleita a Melhor Picape Pequena por internautas, e a pesquisa realizada pela CINAU Central de Inteligência Automotiva em que o modelo ganhou como Melhor Carro, sob o ponto de vista de reparação. Outros exemplos são a eleição da Fiat Strada pela pesquisa "Os Eleitos", da revista Quatro Rodas, como modelo com o maior índice de satisfação de seus proprietários, e o troféu de veículo com maior valor de revenda na categoria picape pequena, segundo levantamento anual feito pela agência Auto Informe e pela Molicar.

da Redação | 19/10/2018

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento