Mercado: Golf e Golf Variant chegam mais potentes e equipados


O  Golf traz novidades mecânicas, visuais e na estrutura de ofertas, tornando-se ainda mais atraente. As mudanças se estendem ao Golf Variant, que também passa a oferecer ainda mais qualidades. Os modelos chegam às concessionárias da marca a partir deste mês e fazem parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen no Brasil, com 20 lançamentos até 2020.

Produzido em São José dos Pinhais PR, o Golf é oferecido em três versões - Comfortline, Highline e GTI. As novidades para o hatchback são a adoção da transmissão automática de 6 marchas para a versão Comfortline, combinada ao motor 200 TSI Total Flex, que passa a desenvolver até 128 cv; e o incremento de potência para o GTI, cujo motor 350 TSI agora entrega 230 cv.

O Golf Variant, fabricado na planta de Puebla, no México, é oferecido nas versões Comfortline e Highline, ambas equipadas com o motor 250 TSI Total Flex de 150 cv, combinado à transmissão automática de 6 marchas.

Em todas as versões, Golf e Golf Variant ganharam mais itens de série. Houve também uma simplificação na estrutura de oferta dos produtos, com redução dos pacotes opcionais, sem perda de conteúdo.

Entre os equipamentos disponíveis de série para todos os modelos na linha 2018 estão luzes de uso diurno DRL de LED, sistema de infotainment Composition Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e App-Connect o Golf GTI traz de série o sistema Discover Media, câmera traseira para auxílio ao estacionamento e lanternas traseiras de LED, entre outros.

Primeiro modelo Volkswagen fabricado no Brasil sobre a Estratégia Modular MQB, o Golf utiliza em sua estrutura aços conformados a quente, de alta e ultra-alta resistência, que permitem reduzir o peso total do veículo o que colabora para a redução do consumo de combustível e garantem elevados índices de segurança.

O alto nível de segurança garantiu ao Golf cinco estrelas na proteção para adultos e crianças nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Os testes ocorreram em 2017, já sob o protocolo atualmente em vigor no Latin NCAP.

O Golf e o Golf Variant 2018 contam também com novidades em seus interiores. Oferecido de série para as versões Comfortline e Highline Golf e Golf Variant, o sistema de infotainment Composition Media foi modificado e agora tem tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, com desenho "envidraçado", mais limpo há apenas dois botões "físicos" e com aparência de um tablet.

O recurso é equipado com o App-Connect, que permite espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, além de entradas para cartão SD, AUX-in e USB e conexão Bluetooth.

O sistema Discover Media, que integra navegador, é item de série para o Golf GTI e oferecido como opcional para as versões Highline.

O Golf GTI também ganha, de série, o Active Info Display, quadro de instrumentos totalmente digital e programável em uma tela colorida de 12,3 polegadas. Nela, as informações de navegação podem ser implementadas em 2D ou 3D. A resolução de 1.440 x 540 pixels garante representação precisa e sofisticada de todos os detalhes.

Golf e Golf Variant são equipados exclusivamente com motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor. Esses recursos são a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing redução da cilindrada, com excelente desempenho, de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.

Motor 200 TSI Total Flex. A versão Comfortline do Golf é equipada com o motor 200 TSI Total Flex, que agora gera potência de até 128 cv a 5.500 rpm com etanol ganho de 3 cv, obtido por meio de nova calibração do motor.

O motor tem potência máxima de 116 cv 85 kW quando abastecido com gasolina, também a 5.500 rpm. O torque máximo é de excelentes 200 Nm 20,4 kgfm, com gasolina ou etanol, a partir de 2.000 rpm. Já a 1.500 rpm o motor oferece quase 90% de seu torque 175 Nm, ou 17,8 kgfm, o que se traduz em respostas instantâneas ao acelerador e muita agilidade no trânsito ou em estradas.

Os números de desempenho e consumo de combustível do Golf Comfortline TSI comprovam as virtudes da tecnologia TSI. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h, quando abastecido com etanol.

A autonomia do modelo é exemplar: com gasolina, percorre 11,4 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Com etanol, são 8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Números obtidos conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012.

Outra novidade para a linha 2018 é a combinação inédita do motor 200 TSI com a transmissão automática de seis marchas, que substitui nessa versão a transmissão manual anteriormente oferecida.

É o mesmo câmbio oferecido para a versão Highline, de código AQ250-6F, com conversor de torque e função Tiptronic - as marchas podem ser trocadas manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas no volante.

Motor 250 TSI Total Flex. O Golf Highline e o Golf Variant nas versões Comfortline e Highline são equipados com o motor 250 TSI Total Flex.

Esse motor desenvolve potência de 150 cv etanol e gasolina a 4.500 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm 25,5 kgfm, surge a apenas 1.500 rpm, independentemente da mistura de combustível.

O motor é combinado à transmissão automática de 6 marchas com conversor de torque com função Tiptronic AQ250-6F.

O Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge 203 km/h de velocidade máxima esse desempenho é obtido com etanol ou gasolina.

O Golf Variant também entrega desempenho de esportivo, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingindo a velocidade máxima de 207 km/h dados com etanol; com gasolina, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 206 km/h de velocidade máxima.

Motor 350 TSI. O motor 350 TSI que equipa o Golf GTI está mais potente. Agora são 230 cv, ganho de 10 cv sobre a versão anterior. Assim como ocorreu com o 200 TSI, o acréscimo de potência foi obtido por meio de nova calibração do motor.

A potência máxima ocorre agora a 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo permaneceu em 35,7 kgfm 350 Nm, na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm.

Resultado: o Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/h.

da Redação | 22/06/2018

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento