Mercado: Hyundai lança novo HD80




A Hyundai CAOA apresenta o novo caminhão leve HD 80, produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis GO. Ele foi desenvolvido para ampliar os já reconhecidos e consagrados atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e excelente relação custo-benefício, do seu antecessor, o HD 78.


Disponível em versão única de acabamento, este novo caminhão leve foi desenvolvido sobre um chassi bastante resistente e que possibilita ao Cliente configurá-lo de acordo com as necessidades do seu ramo de atividade. Entre as diversas opções de implementos que podem ser instalados estão: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truck food.

Externamente, a cabine do Hyundai HD 80 conta com uma nova grade frontal, que confere modernidade ao design funcional já consagrado pelo seu antecessor. No interior, o modelo traz mais evoluções, como, por exemplo, quadro de instrumentos e console central redesenhados, manopla de acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser pneumático, além da inclusão do computador de bordo.

Dirigir o Hyundai HD 80 no dia a dia dos grandes centros urbanos ou em trajetos que incluem estradas e rodovias ficou ainda mais confortável, prazeroso e seguro. O modelo sai de fábrica equipado com motor biturbo quatro cilindros, diesel 3.0 litros, com intercooler e sistema EGR - que dispensa o uso do ARLA -, fornecido pela FPT Industrial.

Esse propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgf.m 400 N.m, entre 1.500 e 2.200 rpm, ou seja, potência e desenvoltura já podem ser observados a partir das faixas de rotações mais baixas, o que confere ao HD 80 força e agilidade para encarar o anda e para das cidades.

O Hyundai HD 80 virá equipado de série com sistema de freios pneumático, em substituição ao hidráulico utilizado até então pelo seu antecessor, e tecnologia antitravamento das rodas ABS. Com essa evolução, as frenagens ficaram ainda mais seguras, independentemente da situação.

Para que essas mudanças mecânicas fossem implementadas, o desenvolvimento do modelo HD 80 envolveu profissionais das áreas de Engenharia de Desenvolvimento da CAOA Montadora, Hyundai Motor Company e dos diversos fornecedores. Em todas as etapas desse projeto foram realizadas avaliações nas mais variadas e exigentes condições de clima e rodagem brasileiras. Durante os testes, as equipes técnicas comprovaram a durabilidade e a confiabilidade desse lançamento.

A primeira evolução percebida é o aumento do Peso Bruto Total PBT, que é o resultado da soma do peso total do modelo e a sua capacidade de carga. Ele passou de 7.800 kg, no HD 78, para 8.000 kg, no HD 80. O que representa dizer que este lançamento da Hyundai CAOA tem 5.263 kg de capacidade de carga, contando com o implemento baú, carroceria - aberta ou fechada, entre outras, que normalmente pesa 800 kg, ou seja, ele é capaz de transportar como carga líquida - considerando o peso do implemento - em torno de 4.463 kg.

O Hyundai HD 80 fabricado pela CAOA Montadora está equipado com o motor diesel 3.0 litros FPT F1C 2ST, fornecido pela FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema EGR, dois turbos, intercooler e injeção eletrônica de combustível Commom Rail.

Esse propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm, ou seja, um ganho de quase 10% em relação ao seu antecessor. Já o torque máximo é de 40,8 kgf.m 400 N.m, sendo que ele está disponível a partir de 1.500 rpm, permanecendo constante até 2.200 rpm. Isso se traduz, por exemplo, em força e agilidade no momento de tirar o veículo da inércia, tornando o HD 80 o veículo ideal para o anda e para dos grandes centros urbanos.

O funcionamento do motor que equipa esse lançamento da Hyundai CAOA ocorre em uma faixa de rotação bastante elástica devido à utilização de dois turbos de dimensões diferentes e que trabalham em série, assegurando que o seu torque permaneça na faixa máxima de rotação, garantindo elevado desempenho, economia de combustível e baixa emissão de poluentes.

Entre os principais diferenciais do motor do Hyundai HD 80 está a tecnologia EGR Exhaust Gas Recirculation, em português: Recirculação de Gases do Escape, que elimina a necessidade da utilização de ARLA e reduz a emissão de poluentes, atendendo, assim, as exigentes normas da sétima fase P-7 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores PROCONVE.

A tecnologia EGR realiza a incorporação recirculação de uma parte dos gases decorrentes da queima à mistura ar/combustível que será injetada na fase de admissão dos cilindros. Com isso, há um aumento da temperatura na câmara de combustão, aumentando a eficiência da mistura e diminuindo a formação de gases poluentes, como o Óxido de Hidrogênio NOx.

Outra vantagem do motor do HD 80, quando comparado aos motores utilizados pela maioria de seus concorrentes no segmento, é o fato do sistema EGR eliminar a necessidade de utilização de ARLA 32, que é uma solução de ureia usada para reduzir a emissão de gases poluentes NOx. Com isso, há uma diminuição nos custos de operação do veículo para condutor ou frotista, além da simplificação da manutenção que deve ser realizada pelo motorista.

O HD 80 conta com um moderno sistema de escapamento. Os gases oriundos da exaustão do motor são tratados por um pré-catalisador, um catalizador DOC Diesel Oxidation Catalyst, que reduz a quantidade de fuligem presente nele, para, em seguida passar pelo filtro DPF Diesel Particulate Filter, responsável por filtrar os gases e remover as partículas de diesel que ainda estão presentes.

Outra novidade do HD 80 que facilitará a realização das manutenções rotineiras é o novo sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor. Totalmente redesenhado para atender às especificações de transferência de calor do propulsor FPT F1C 2ST, o reservatório de expansão do liquido de resfriamento passou a ser instalado externamente, logo atrás da cabine do modelo, o que torna a verificação do nível simples e rápida.

Complementando o conjunto motopropulsor, o HD 80 está equipado com uma moderna transmissão manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido, item que torna o acionamento do pedal mais leve para o condutor. O câmbio utilizado por esse lançamento possui um escalonamento de marchas projetado para proporcionar o melhor aproveitamento do torque e da potência gerados pelo motor.

A caixa de câmbio é ligada ao diferencial traseiro por um novo eixo cardan, do tipo monotron, ou seja, os dois segmentos que compõem o eixo frontal e posterior são balanceados em conjunto. O diferencial traseiro conta com uma nova relação entre pinhão e cremalheira 6,50:1, mais curta quando comparada ao do seu antecessor, contribuindo, assim, para uma melhora no desempenho.

Tanto para motoristas, assim como frotistas, a economia de combustível está entre as características mais importantes de um veículo comercial. Afinal, percorrer uma grande quantidade de trajetos sem a necessidade de reabastecimento. E o HD 80 vai ao encontro dessa necessidade. O conjunto motor/câmbio foi desenvolvido com as mais modernas tecnologias, que ampliaram os já reduzidos níveis de consumo de combustível e emissões de poluentes. E, para aumentar a autonomia do HD 80 nas operações do dia-a-dia, o novo modelo passou a ser equipado com um tanque de combustível, confeccionado em material plástico, com capacidade para 150 litros de diesel.

O sistema de freios do HD 80 é inteiramente novo. Todas as unidades desse lançamento serão equipadas com sistema de freios pneumáticos, em substituição ao hidráulico utilizado até então pelo seu antecessor, e tecnologia antitravamento das rodas ABS. Com essa evolução, as frenagens ficaram ainda mais confiáveis, independentemente da situação, além de aumentar a robustez do conjunto e contribuir para a redução nos custos de manutenção.

O HD 80 também contará com sistema de ajuste automático da folga das lonas de freios, o que elimina a realização manual dessa regulagem. Outra novidade está no acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser realizado por uma alavanca situada no console central, entre os bancos do motorista e passageiros.

Com essa nova configuração, o HD 80 oferece um sistema de frenagem seguro e durável, tanto em rodagem em ruas asfaltadas quanto em estradas de terra, assim, como, também, em condições de intensa presença de poeira e cascalho.

da Redação | 15/03/2018

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