Mercado: VW Passat ganha novos itens de tecnologia




Mais sofisticado sedã Volkswagen à venda no Brasil, o Passat chega à linha 2018 com importantes alterações em sua estrutura de oferta, adição de equipamentos e reposicionamento de preço. O sedã passa a ser oferecido no País em versão única Highline, com lista de itens de série ainda mais atraente e redução no preço sugerido. Entre os destaques do modelo está o novo sistema de infotainment com controle por gestos, o mais avançado e exclusivo de seu segmento no País.

Fabricado em Emden, na Alemanha, o Passat 2018 conta com oito opções de cores para a carroceria: Azul Harvard, Azul Atlantic, Cinza Manganês, Marrom Oak, Prata Sargas e Vermelho Crimson metálicas, Branco Puro sólida e Preto Mystic perolizada. O único opcional disponível é o teto solar panorâmico.  O sedã tem três anos de garantia total.

O Passat traz sob o capô o motor 2.0 TSI com potência de 220 cv e 350 Nm 35,7 kgfm de torque. Da terceira geração da família EA888, esse motor tem 1.984 cm³ de cilindrada e combina injeção direta de combustível ao turbocompressor, o que permite o downsizing redução da cilindrada, com excelente desempenho, de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética.

O motor traz sistema de injeção duplo combinando injeção direta - na câmara de combustão - e injeção multiponto - no coletor de admissão. Como o sistema pode escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões em uma ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de combustível.

A ampla faixa de aproveitamento desse motor é seu destaque. Os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. Os 220 cv estão disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm. Os 350 Nm são entregues já a 1.500 rpm e se mantêm até 4.400 rpm.

Ao motor está acoplada a transmissão automática DSG de 6 marchas, que colabora para que o Passat entregue desempenho de carro esporte - o sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 246 km/h.



O Passat passa a trazer de série tecnologias que eram opcionais, como o Painel Digital Programável Active Info Display; seleção do perfil de condução com controle adaptativo da suspensão "DCC"; ACC - Adaptive Cruise Control Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência "City Emergency Brake" e sistema de monitoramento frontal "Front Assist" e, como maior destaque, a terceira geração do sistema Discover Pro, com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas e controle por meio de gestos.

O Passat 2018 traz ainda a terceira geração do sistema Discover Pro, a mais avançada da Volkswagen no mundo, que permite o máximo de conectividade e controle por gestos, recurso exclusivo no segmento.

A tela possui agora 9,2 polegadas a anterior era de 8 polegadas, ou cerca de 23 centímetros na diagonal - as dimensões a tornam semelhante a um tablet. Além disso, não há botões "físicos" novamente como em um tablet, as teclas são sensíveis ao toque, formando uma superfície sofisticada totalmente em "black piano".

O controle por gestos - movimenta-se lateralmente a mão - permite acessar o menu de informações do sistema, alterar estações de rádio, selecionar músicas para reprodução, navegar pelas capas dos álbuns, fotos e pelas páginas do menu de funções do carro.

O sistema Discover Pro permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect plataformas MirrorLink®, Apple CarPlay e Android Auto/Google. É possível utilizar apps como o Waze ou o Google Maps, para navegação, ou o Spotify, para músicas.
Também traz recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.

Esse sistema contempla o "MapCare", que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser "lidas".

O sistema de infotainment do Passat 2018 permite conexão de múltiplos telefones simultaneamente. Também é equipado com leitor de DVD, HD interno de com 60 gb de capacidade, entradas AUX-in e duas para cartões SD.

Os comandos podem ser executados também pelos botões no volante multifuncional, ou por comandos de voz. É possível selecionar as mídias, operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.

da Redação | 12/03/2018

Últimas notícias

06/12/2018

Mercado: Spin estreia nova configuração com isenção para PcD

05/12/2018

Mercado: Toyota é eleita montadora que emite menos CO²

04/12/2018

Segurança: FCA faz recall de airbag

03/12/2018

Trânsito: Obras de mobilidade do novo Pronto Socorro da Capital avançam