Salão de Genebra: Nissan revela IMx Kuro



O conceito Nissan IMx KURO foi revelado hoje 06 no Salão do Automóvel de Genebra, marcando a estreia europeia do crossover elétrico IMx.

Kuro, que significa preto em japonês, ganhou vida no IMx, visto pela primeira vez no Salão do Automóvel de Tóquio, em outubro de 2017. O crossover aparece com novo acabamento e rodas na cor preta, nova grade e nova cor de carroceria em tom cinza escuro.

O Nissan IMx KURO antecipa o futuro da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da montadora para transformar a forma como os carros são propulsionados, conduzidos e integrados à sociedade. O inovador crossover foi criado para estreitar a relação entre o carro e o condutor, oferecendo uma condução muito mais empolgante, confortável e segura, fazendo do veículo um parceiro confiável.

As atualizações do Nissan IMx KURO também incluem a tecnologia pioneira da Nissan, chamada de B2V Brain-to-Vehicle ou do Cérebro para o Veículo. A B2V auxilia a condução interpretando sinais cerebrais do condutor, ajudando tanto o sistema manual como de condução autônoma do veículo a aprender com o condutor.

"O conceito zero emissão IMx KURO personifica o futuro da Mobilidade Inteligente da Nissan", comentou José Muñoz, Diretor Executivo de Performance da Nissan. "A Mobilidade Inteligente da Nissan é o compromisso da marca para mudar a forma como as pessoas e os veículos interagem, bem como a forma como os carros vão interagir com a sociedade em breve".


Entre as principais tecnologias embarcadas no Nissan IMx KURO está a futura versão do ProPILOT, que opera de forma totalmente autônomo. Quando o modo de condução ProPILOT é ativado, o sistema recolhe o volante para dentro do painel e reclina os bancos, dando mais espaço ao condutor e permitindo que os ocupantes do veículo relaxem para aproveitar o trajeto. Com o acionamento do modo de condução Manual, o veículo retorna o volante de direção e os bancos para as posições originais, transferindo o controle de volta para o motorista sem interrupções na condução.

A tecnologia B2V embarcada no Nissan IMx KURO promete acelerar o tempo dereação para o condutor, fazendo com que os veículos estejam sempre se adaptando para tornar a condução mais agradável. Esta ruptura da Nissan é resultado de pesquisas em torno do uso de tecnologias de decodificação cerebral, para prever as ações do condutor e detectar desconfortos:

Previsão: Capturando sinais de que o cérebro do condutor vai iniciar um movimento - como girar o volante de direção ou pisar no pedal do acelerador - as tecnologias de assistência à condução podem iniciar a ação de forma mais rápida, melhorando o tempo de reação e a condução manual.

Detecção:   Ao detectar e avaliar o desconforto do condutor, a inteligência artificial pode mudar a configuração ou estilo de condução quando o modo autônomo é acionado.

A tecnologia B2V da Nissan é o primeiro sistema deste tipo a ser utilizado no mundo. O condutor utiliza um dispositivo que mede a atividade das ondas cerebrais, que são analisadas pelos sistemas autônomos. Ao antecipar o movimento pretendido, os sistemas podem tomar ações - como girar o volante de direção ou desacelerar o carro - de 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o condutor, mantendo-se praticamente imperceptíveis.
O Nissan IMx KURO adota a nova plataforma para veículos elétricos da Nissan, projetada para proporcionar máxima eficiência. Ela permite que o assoalho seja totalmente plano, resultando num melhor aproveitamento da cabine e a dinâmica de condução. Com o centro de gravidade mais baixo, o chassi entrega uma condução precisa, que promete redefinir o segmento de crossovers.

O potente e silencioso trem de força oferece mais prazer de dirigir. O IMx KURO é alimentado por uma dupla de motores elétricos de alto rendimento na frente e na traseira, permitindo que ele opere com tração integral. Juntos, eles oferecem 320 kW de potência e incríveis 700 Nm de torque - mais que o superesportivo Nissan GT-R -, a partir de uma bateria de alta capacidade cujo projeto foi repensado e redesenhado para armazenar uma densidade de energia maior. A nova bateria permite uma autonomia de mais de 600 quilômetros com uma única carga, portanto os ocupantes podem curtir uma aventura mais longa sem se preocupar com a recarga.
O Nissan IMx KURO também pode contribuir para a infraestrutura social como jamais foi feito por outro automóvel. Por exemplo, após transportar o proprietário até o aeroporto, o IMx KURO tem capacidade para se estacionar sozinho em uma vaga, onde pode ser conectado à rede de energia local e agir como usina "virtual" de geração de energia, devolvendo eletricidade para a rede, como uma extensão dos dispositivos vehicle-to-home e vehicle-to-building. Quando o proprietário retorna, o IMx KURO pode buscá-lo no terminal e levá-lo para casa. Todo o processo é operado de forma eficiente, graças em parte à capacidade aumentada da bateria e às tecnologias de conexão veicular, como a Mobilidade Autônoma Contínua Seamless Autonomous Mobility.
Até agora, os veículos eram projetados com uma clara diferenciação entre a parte externa e interna. O design externo dá uma sensação de segurança já do lado de fora, enquanto que o design interno oferece ao condutor um ambiente que favorece a concentração ao dirigir.

Esta diferenciação de propósitos deve mudar com a chegada de veículos totalmente autônomos. Os designers da Nissan buscaram redefinir o espaço interno do IMx para criar uma sensação de amplitude, mas mantendo a privacidade. Para isso, projetaram um espaço que conecta o lado de dentro com o lado de fora do veículo.

Eles também queriam transmitir as principais características dos veículos elétricos - suavidade e silêncio com uma sensação de leveza, sendo ao mesmo tempo potente e dinâmico. Eles se inspiraram nos conceitos Ma sensação de espaço e tempo e Wa harmonia da cultura japonesa, expressando a coexistência de duas ideias contraditórias - "tranquilidade" e "movimento".
Desde a estreia do IMx no Salão do Automóvel de Tóquio, a equipe de design da Nissan, comandada por Alfonso Albaisa, Vice-Presidente Mundial de Design da marca, trabalhou em algumas mudanças pequenas - mas significativas - no veículo, que recebeu o nome de novo KURO.

A equipe simplificou a grade, dando a ela uma personalidade mais forte e robusta, mudando a cor de pérola para um tom cinza escuro profundo, com acabamentos e rodas na cor preta. A nova combinação de cores transforma o IMx, dando a ele uma presença mais marcante e imponente.

Por trás destas mudanças de estilo se encontra a intenção de testar se o conceito do IMx, como vitrine para a condução autônoma e a liderança da Nissan em veículos elétricos, casaria bem com uma personalidade diferente e mais robusta.

Os principais atributos de design que causaram maior impacto em Tóquio permanecem inalterados - desde o conhecido design da grade V-motion às linhas suaves da carroceria que avançam na direção do capô e da traseira. As superfícies amplas dos para-choques dianteiros com formato diferenciado se estendem a partir da grade e seguem de forma contínua para as laterais da carroceria, criando uma sensação de camadas.

"Após o Salão do Automóvel de Tóquio, minha equipe e eu continuamos a considerar o potencial do IMx", comentou Albaisa. "Questionamos internamente se o conceito básico do IMx poderia ser mais inspirado em um SUV com mudanças relativamente simples em alguns detalhes, ornamentos e cores".

"Estas pequenas mudanças foram combinadas para dar ao IMx KURO uma personalidade completamente diferente, e a inclusão do codinome KURO contribui para isso. Ele parece indestrutível e determinado - o que consideramos interessante tanto para este conceito como para a aplicação das tecnologias exibidas pelo veículo".


O interior do IMx KURO segue o conceito básico de espaço encontrado nas casas tradicionais japonesas, dando a impressão de amplitude.

O painel de instrumentos panorâmico com tecnologia de diodo emissor de luz orgânico OLED exibe o ambiente externo em segundo plano. Outro display, com padronagem granulada em madeira, posicionado abaixo do painel de instrumentos e em torno dos painéis das portas, dá aos ocupantes a sutil sensação de estar em um ambiente externo, semelhante à sensação proporcionada pelo shoji, papel transparente empregado pela arquitetura tradicional japonesa.

A estampa desenhada na diagonal katanagare, encontrada nos bancos, foi delicadamente gravada com um cortador a laser. Já o estofamento dos encostos de cabeça com padronagem tipo kumiki - brinquedos japoneses em madeira para montar - são feitos de um material siliconado com estrutura produzida por meio de impressão em 3D.

Um dispositivo dotado de inteligência artificial permite que o condutor controle o painel de instrumentos por meio de movimentos oculares e gestos das mãos. A interface intuitiva faz com que haja menos controles e botões físicos, tornando a cabine do IMx simples e ao mesmo tempo altamente eficiente, contribuindo para oferecer um conforto de nível superior.


da Redação | 06/03/2018

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