Salão de Genebra: Nissan revela IMx Kuro
O conceito Nissan IMx KURO foi revelado hoje 06 no Salão do
Automóvel de Genebra, marcando a estreia europeia do crossover elétrico
IMx.
Kuro, que significa preto em japonês, ganhou vida no IMx,
visto pela primeira vez no Salão do Automóvel de Tóquio, em outubro de
2017. O crossover aparece com novo acabamento e rodas na cor preta, nova
grade e nova cor de carroceria em tom cinza escuro.
O Nissan IMx
KURO antecipa o futuro da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da
montadora para transformar a forma como os carros são propulsionados,
conduzidos e integrados à sociedade. O inovador crossover foi criado
para estreitar a relação entre o carro e o condutor, oferecendo uma
condução muito mais empolgante, confortável e segura, fazendo do veículo
um parceiro confiável.
As atualizações do Nissan IMx KURO também
incluem a tecnologia pioneira da Nissan, chamada de B2V
Brain-to-Vehicle ou do Cérebro para o Veículo. A B2V auxilia a
condução interpretando sinais cerebrais do condutor, ajudando tanto o
sistema manual como de condução autônoma do veículo a aprender com o
condutor.
"O conceito zero emissão IMx KURO personifica o futuro
da Mobilidade Inteligente da Nissan", comentou José Muñoz, Diretor
Executivo de Performance da Nissan. "A Mobilidade Inteligente da Nissan é
o compromisso da marca para mudar a forma como as pessoas e os veículos
interagem, bem como a forma como os carros vão interagir com a
sociedade em breve".
Entre as principais tecnologias
embarcadas no Nissan IMx KURO está a futura versão do ProPILOT, que
opera de forma totalmente autônomo. Quando o modo de condução ProPILOT é
ativado, o sistema recolhe o volante para dentro do painel e reclina os
bancos, dando mais espaço ao condutor e permitindo que os ocupantes do
veículo relaxem para aproveitar o trajeto. Com o acionamento do modo de
condução Manual, o veículo retorna o volante de direção e os bancos para
as posições originais, transferindo o controle de volta para o
motorista sem interrupções na condução.
A tecnologia B2V
embarcada no Nissan IMx KURO promete acelerar o tempo dereação para o
condutor, fazendo com que os veículos estejam sempre se adaptando para
tornar a condução mais agradável. Esta ruptura da Nissan é resultado de
pesquisas em torno do uso de tecnologias de decodificação cerebral, para
prever as ações do condutor e detectar desconfortos:
Previsão:
Capturando sinais de que o cérebro do condutor vai iniciar um movimento -
como girar o volante de direção ou pisar no pedal do acelerador - as
tecnologias de assistência à condução podem iniciar a ação de forma mais
rápida, melhorando o tempo de reação e a condução manual.
Detecção:
Ao detectar e avaliar o desconforto do condutor, a inteligência
artificial pode mudar a configuração ou estilo de condução quando o modo
autônomo é acionado.
A tecnologia B2V da Nissan é o primeiro
sistema deste tipo a ser utilizado no mundo. O condutor utiliza um
dispositivo que mede a atividade das ondas cerebrais, que são analisadas
pelos sistemas autônomos. Ao antecipar o movimento pretendido, os
sistemas podem tomar ações - como girar o volante de direção ou
desacelerar o carro - de 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o
condutor, mantendo-se praticamente imperceptíveis.
O Nissan IMx KURO
adota a nova plataforma para veículos elétricos da Nissan, projetada
para proporcionar máxima eficiência. Ela permite que o assoalho seja
totalmente plano, resultando num melhor aproveitamento da cabine e a
dinâmica de condução. Com o centro de gravidade mais baixo, o chassi
entrega uma condução precisa, que promete redefinir o segmento de
crossovers.
O potente e silencioso trem de força oferece mais
prazer de dirigir. O IMx KURO é alimentado por uma dupla de motores
elétricos de alto rendimento na frente e na traseira, permitindo que ele
opere com tração integral. Juntos, eles oferecem 320 kW de potência e
incríveis 700 Nm de torque - mais que o superesportivo Nissan GT-R -, a
partir de uma bateria de alta capacidade cujo projeto foi repensado e
redesenhado para armazenar uma densidade de energia maior. A nova
bateria permite uma autonomia de mais de 600 quilômetros com uma única
carga, portanto os ocupantes podem curtir uma aventura mais longa sem se
preocupar com a recarga.
O Nissan IMx KURO também pode contribuir
para a infraestrutura social como jamais foi feito por outro automóvel.
Por exemplo, após transportar o proprietário até o aeroporto, o IMx KURO
tem capacidade para se estacionar sozinho em uma vaga, onde pode ser
conectado à rede de energia local e agir como usina "virtual" de geração
de energia, devolvendo eletricidade para a rede, como uma extensão dos
dispositivos vehicle-to-home e vehicle-to-building. Quando o
proprietário retorna, o IMx KURO pode buscá-lo no terminal e levá-lo
para casa. Todo o processo é operado de forma eficiente, graças em parte
à capacidade aumentada da bateria e às tecnologias de conexão veicular,
como a Mobilidade Autônoma Contínua Seamless Autonomous Mobility.
Até
agora, os veículos eram projetados com uma clara diferenciação entre a
parte externa e interna. O design externo dá uma sensação de segurança
já do lado de fora, enquanto que o design interno oferece ao condutor um
ambiente que favorece a concentração ao dirigir.
Esta
diferenciação de propósitos deve mudar com a chegada de veículos
totalmente autônomos. Os designers da Nissan buscaram redefinir o espaço
interno do IMx para criar uma sensação de amplitude, mas mantendo a
privacidade. Para isso, projetaram um espaço que conecta o lado de
dentro com o lado de fora do veículo.
Eles também queriam
transmitir as principais características dos veículos elétricos -
suavidade e silêncio com uma sensação de leveza, sendo ao mesmo tempo
potente e dinâmico. Eles se inspiraram nos conceitos Ma sensação de
espaço e tempo e Wa harmonia da cultura japonesa, expressando a
coexistência de duas ideias contraditórias - "tranquilidade" e
"movimento".
Desde a estreia do IMx no Salão do Automóvel de Tóquio, a
equipe de design da Nissan, comandada por Alfonso Albaisa,
Vice-Presidente Mundial de Design da marca, trabalhou em algumas
mudanças pequenas - mas significativas - no veículo, que recebeu o nome
de novo KURO.
A equipe simplificou a grade, dando a ela uma
personalidade mais forte e robusta, mudando a cor de pérola para um tom
cinza escuro profundo, com acabamentos e rodas na cor preta. A nova
combinação de cores transforma o IMx, dando a ele uma presença mais
marcante e imponente.
Por trás destas mudanças de estilo se
encontra a intenção de testar se o conceito do IMx, como vitrine para a
condução autônoma e a liderança da Nissan em veículos elétricos, casaria
bem com uma personalidade diferente e mais robusta.
Os
principais atributos de design que causaram maior impacto em Tóquio
permanecem inalterados - desde o conhecido design da grade V-motion às
linhas suaves da carroceria que avançam na direção do capô e da
traseira. As superfícies amplas dos para-choques dianteiros com formato
diferenciado se estendem a partir da grade e seguem de forma contínua
para as laterais da carroceria, criando uma sensação de camadas.
"Após
o Salão do Automóvel de Tóquio, minha equipe e eu continuamos a
considerar o potencial do IMx", comentou Albaisa. "Questionamos
internamente se o conceito básico do IMx poderia ser mais inspirado em
um SUV com mudanças relativamente simples em alguns detalhes, ornamentos
e cores".
"Estas pequenas mudanças foram combinadas para dar ao
IMx KURO uma personalidade completamente diferente, e a inclusão do
codinome KURO contribui para isso. Ele parece indestrutível e
determinado - o que consideramos interessante tanto para este conceito
como para a aplicação das tecnologias exibidas pelo veículo".
O
interior do IMx KURO segue o conceito básico de espaço encontrado nas
casas tradicionais japonesas, dando a impressão de amplitude.
O
painel de instrumentos panorâmico com tecnologia de diodo emissor de luz
orgânico OLED exibe o ambiente externo em segundo plano. Outro
display, com padronagem granulada em madeira, posicionado abaixo do
painel de instrumentos e em torno dos painéis das portas, dá aos
ocupantes a sutil sensação de estar em um ambiente externo, semelhante à
sensação proporcionada pelo shoji, papel transparente empregado pela
arquitetura tradicional japonesa.
A estampa desenhada na diagonal
katanagare, encontrada nos bancos, foi delicadamente gravada com um
cortador a laser. Já o estofamento dos encostos de cabeça com padronagem
tipo kumiki - brinquedos japoneses em madeira para montar - são feitos
de um material siliconado com estrutura produzida por meio de impressão
em 3D.
Um dispositivo dotado de inteligência artificial permite
que o condutor controle o painel de instrumentos por meio de movimentos
oculares e gestos das mãos. A interface intuitiva faz com que haja menos
controles e botões físicos, tornando a cabine do IMx simples e ao mesmo
tempo altamente eficiente, contribuindo para oferecer um conforto de
nível superior.
da Redação | 06/03/2018
Últimas notícias
Mercado: VW up! 2021 chega às lojas
O Volkswagen up! chega à linha 2021 em todas as concessionárias do Brasil na versão Xtreme 1.0 TSI
Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados
Agora, ambos estarão em um mesmo documento
Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos
Vídeos já estão disponíveis no canal de Youtube da Nissan
Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento
Modelo misto garante a segurança da população