Mercado: VW do Brasil irá exportar componente de motor para a Alemanha






A fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos SP amplia cada vez mais sua presença no mercado externo, no que diz respeito a componentes. A unidade irá exportar 5 mil unidades de virabrequim, uma das peças vitais do motor, na versão 1.0l TSI, para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha.

Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, reforça que a Volkswagen do Brasil é uma empresa que gera divisas para o País ao ter as exportações como parte de seu DNA, uma vez que é a maior exportadora da história da indústria automobilística brasileira, com mais de 3,6 milhões de unidades enviadas a 147 países desde 1970.

"A relevância da Volkswagen do Brasil pode ser comprovada com números: somente em 2017 as exportações da empresa movimentaram mais de R$ 5,4 bilhões, o que representa um crescimento na receita de mais de R$ 1,4 bilhão em relação a 2016. Além de automóveis e comerciais leves, enviamos também para outros países componentes, como é o caso da exportação de blocos, virabrequim e motores completos produzidos a partir de São Carlos", comenta.

Com capacidade para produzir 1.000 unidades/dia e 17 etapas de produção, a linha de usinagem de virabrequim fabrica as peças para serem utilizadas nos motores EA211 nas versões 1.0l TSI; 1.4l TSI e 1.6l MPI. O virabrequim, também conhecido como árvore de manivelas, na qual são fixados os conjuntos de bielas e pistões, é responsável por transformar a energia produzida pela combustão em torque, que é enviado às rodas e movimenta o carro.

"A linha de virabrequim conta com um processo produtivo altamente tecnológico e eficiente, alinhado com as demais fábricas de motores do Grupo Volkswagen o que possibilita à fábrica atender outros mercados além do interno, explica Antônio Pires, Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil.
 unidade de São Carlos conta outros recentes contratos para o mercado externo: a exportação de mais de 90 mil unidades de blocos de motores da família EA211, na versão 1.0l, também para a fábrica de Chemnitz, para equipar os modelos Polo e up! na Europa, e cerca de 250 mil unidades do propulsor EA211 1.4l TSI para a fábrica de Puebla, no México, para equipar os modelos Jetta, Golf e Golf Variant.

"Com esta conquista, São Carlos dá mais um importante passo para se consolidar como uma unidade de referência dentre as fábricas de motores do Grupo Volkswagen", disse Marcus Gorisch, gerente executivo da fábrica de São Carlos.

da Redação | 27/02/2018

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