Mercado: Fiat lança Nova Strada



Em épocas de grandes mudanças, a Fiat se preparou para novos tempos. E a Nova Strada é o mais recente lançamento que aponta a marca nessa direção. Em sua segunda geração, a picape compacta evoluiu por completo para manter sua liderança de duas décadas de mercado.  A marca inova ao apresentar a inédita configuração cabine dupla com quatro portas e homologada para cinco passageiros.
O visual da Nova Strada está em linha com o design bem-sucedido dos últimos lançamentos da Fiat. Mesmo inspirado nos elementos da picape Toro - vencedor de cinco prêmios nacionais e internacionais de design, inclusive o cobiçado Red Dot Award - o modelo tem identidade própria. Com influência italiana, para ser funcional e emocional ao mesmo tempo, todo o desenvolvido foi realizado no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim MG.

Sua forte presença é marcada por uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes DRL Daytime Running Light. O conjunto ótico produz 1.700 lúmens, cerca de 20% mais luminosidade que seu principal concorrente. Ainda na dianteira, a grade imponente abriga o logo da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a robustez que caracterizam o veículo.

Todo seu desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à Nova Strada uma impressão visual de presença muito marcante.
Agora a Nova Strada tem maior altura do solo de até 214 mm. Os ângulos de entrada de até 24º e saída de obstáculos até 28º estão entre os melhores da categoria.
Além disso, o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba: são 844 litros na cabine dupla e nada menos que 1.354 litros na Cabine Plus. A capacidade de carga também vai além e varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada. Todos esses números demonstram a grande versatilidade e a desenvoltura ampliada da nova picape para qualquer situação de uso.

E por falar em versatilidade, a Fiat trouxe mais uma inovação para a Nova Strada. A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo. O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.

A utilização da plataforma MPP permitiu ainda outras melhorias, a exemplo do diâmetro de giro de apenas 10,7 m, o melhor da categoria. Além disso, a nova plataforma abriga uma moderna arquitetura eletrônica, garantindo novos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento, presentes somente em veículos de segmentos superiores.

As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm etanol e 85 cv a 5.750 rpm gasolina. Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.

A partir da versão Freedom, a Nova Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5" de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, impulsionadas pelo moderno motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque etanol; com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.

Outro grande destaque é a nova central multimídia Uconnect 7", um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do Brasil. Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos sofisticados como Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio wireless. É possível parear até dois smartphones. O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil e é o mais intuitivo, funcional e amigável do mercado, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções: navegação via Waze e Google Maps; música Streaming | MP3; reconhecimento de voz Siri | Google Voice; leitura e resposta de mensagem "handsfree" para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.

A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.

A Nova Strada Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. A versatilidade do modelo fica ainda mais evidente com itens como capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção santantônio, além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas pneus 205/55 R16.
Para aumentar o conforto a bordo, os consumidores dispõem de fácil acesso pelas suas inéditas quatro portas, além do cuidado no banco traseiro para acomodar três adultos com conforto.

As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso a motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais, sempre à mão dos ocupantes.

Além do maior espaço interno da categoria, o conforto também é garantido pelo baixo índice de ruídos, graças à plataforma MPP, que propiciou a instalação estratégica de material fono-absorvente. Contribui para o silêncio a suavidade de funcionamento do moderno motor 1.3 Firefly.

Outro fator de grande conforto a bordo está no sistema de ar-condicionado, redimensionado especialmente na nova geração da picape, para climatizar a cabine de maneira uniforme para todos os ocupantes.

A segurança da Nova Strada é garantida pelo desenvolvimento do projeto mais moderno já realizado em torno de uma picape compacta no Brasil. São as novas suspensões que asseguram ótima estabilidade e dirigibilidade, direção com assistência elétrica progressiva mais direta com o aumento de velocidade, faróis de LED, luzes de posição e lanternas com ótima visualização, além de recursos eletrônicos de última geração, como os controles de estabilidade, tração avançado TC+ e assistente de rampa, que facilita a partida em subidas íngremes.

Além desses equipamentos, a Nova Strada conta com estrutura reforçada, que foi sistematicamente testada no Safety Center da FCA Latam, em Betim MG. O veículo foi avaliado em crash tests convencionais, inclusive com um inédito teste de impacto lateral contra poste.

Além dos quatro airbags presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote whiplash na coluna cervical em acidentes.

A proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether, ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil. Ainda assim, a Nova Strada foi mais longe e toda a sua área frontal recebeu cuidados especiais de proteção ao pedestre. O indivíduo fica protegido nas partes baixa e alta das pernas, assim como também a cabeça, ao ter o corpo amortecido pelo capô.



da Redação | 07/07/2020

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento