Tecnologia: Loja de aplicativos exclusiva da VW estreia com o Nivus




O Nivus nem chegou e já está fazendo história. Ele será o primeiro carro do mundo com o Manual Cognitivo integrado ao veículo. Isso graças ao VW Play,  um novo dispositivo tecnológico, semelhante a um smartphone ou tablet, que marca também a estreia da VW Play Apps, uma loja de aplicativos exclusiva.

Fruto de um desenvolvimento de três anos, o sistema traz para dentro do carro o que antes estava no celular. Para isso, oferece memória de 10GB para salvar mídias e aplicativos esse espaço é suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo. Um ótimo benefício de conveniência e conforto, sem falar que poupa bateria e espaço do seu smartphone.

VW Play Apps. Esse é o nome da loja de aplicativos da Volkswagen. Trata-se de um ambiente virtual exclusivo para os clientes da marca baixarem aplicativos no VW Play e utilizá-los dentro do carro. Com o VW Play será possível, por exemplo, pagar as tarifas dos estacionamentos rotativos de diversas cidades zona azul de dentro do carro.  Além disso, será possível identificar estacionamentos com vagas disponíveis previamente e até mesmo reservar em aeroportos e grandes shows, nas principais arenas e estádios do país.

Outros exemplos de conforto e conveniência são Deezer, Waze e IFood. A VW Play Apps também conta com o aplicativo da Porto Seguro, que oferece solicitação de socorro de forma automática no Nivus. Se por acaso for necessário uma assistência na estrada, basta abrir o aplicativo no VW Play e escolher o serviço, assim não precisa ficar preenchendo o endereço do local pois o aplicativo já verifica a posição GPS da antena do Nivus, muito mais preciso! O serviço está disponível para segurados.
O Nivus será o primeiro carro no mundo com o Manual Cognitivo integrado ao veículo. Isto é, em vez de tirar as dúvidas referentes ao manual do proprietário pelo celular, o dono de um Nivus poderá fazer isso diretamente pelo VW Play. Isso porque o aplicativo Meu Volkswagen, dentro do VW Play, "conversa" com painel digital. Mais do que comodidade e inovação, isso significa inteligência e otimização de tempo.
Exemplo: uma luz espia acende no painel de instrumentos e o cliente quer saber mais sobre aquele alerta visual ou sonoro. Enquanto que em outras marcas ele ainda precisa pegar um livro, ir no índice e pesquisar, no Nivus basta acessar o aplicativo Meu Volkswagen no VW Play. Assim, com dois ou três cliques, o consumidor não precisa nem perguntar ao Manual Cognitivo o que aquela luz significa.
Ao abrir o aplicativo Meu VW, a explicação já está lá com a orientação do que ela significa e a melhor ação a ser tomada. Por exemplo, se for uma luz espia que precisa de uma investigação especializada no concessionário, o Meu VW já exibe um botão para agendar um horário. E o agendamento já chega no concessionário com o "motivo" a luz espia vindo diretamente do carro.

Com o VW Play, todos os serviços que o cliente Volkswagen tem nos aplicativos da marca para smartphones, também são oferecidos dentro do veículo. É possível, por exemplo, agendar pelo painel do carro a revisão. E mais: o sistema te avisa a hora de realizar o serviço. Com VW Play conectado, quando o cliente abrir o aplicativo Meu Volkswagen, os alertas do carro ou do aplicativo serão exibidos na tela do sistema. Se for a hora de fazer a revisão, por exemplo, o próprio carro irá alertar a necessidade de marcar o serviço.  Basta escolher, ali mesmo na tela do sistema, o dia, o local, quem vai te atender e o que desejar realizar no veículo adicionalmente aos itens obrigatórios na revisão. E o melhor: sabendo quanto vai pagar pelo serviço. Sem sustos e de forma transparente. E se for uma luz espia, por exemplo, que não esteja relacionada com uma revisão? Dependendo do que for, o aplicativo Meu Volkswagen - que utiliza inteligência artificial por meio do sistema IBM Watson - dentro do VW Play abre uma janela perguntando se o motorista deseja acionar um guincho/assistência no local por meio do VW Service 24h.

Com toda a jornada digital a bordo, nada mais justo do que Certificado Digital de Serviço também estar integrado ao VW Play. Afinal, a garantia é do carro, e não de quem compra ou vende o veículo. Em outras palavras, o VW Play mostrará onde e quando o dono do Nivus fez as revisões, extinguindo as chances de fraudes, uma vez que o sistema é interligado e chancelado com toda a rede de concessionárias da marca. Tudo digitalmente, na tela central do painel do carro. Nada de livretos.



da Redação | 22/04/2020

Últimas notícias

05/07/2020

Mercado: Nissan Frontier Attack ganha duas novas opções de cores

01/07/2020

Mercado: Fox 2021 chega com mais itens de segurança

29/05/2020

Mercado: Ford lança a edição especial Ranger Thunder na Europa

25/05/2020

Mercado: Fiat apresenta linha 2021 do Fiorino