Mercado: Virtus é o 1º sedã a receber sigla esportiva GTS





Primeiro sedã Volkswagen a receber a lendária sigla que designa modelos esporte no Brasil, o Virtus GTS combina esportividade, conectividade e design especial. O  modelo é equipado com o mesmo conjunto mecânico motor e câmbio do Polo GTS, oferecendo de série idênticos recursos tecnológicos. O sedã produzido na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo SP chega este mês às mais de 500 concessionárias da marca.
Da mesma forma que o Polo GTS, a versão esportiva do Virtus é equipada com o motor 250 TSI 1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque com etanol ou gasolina, combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ 250.

Esse conjunto mecânico dá ao Virtus GTS desempenho de encher os olhos: o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

O motor 250 TSI é membro da consagrada família EA211 e conhecido dos modelos Jetta, Tiguan, T-Cross e Polo GTS. Fabricado em São Carlos, no interior de SP, conta com vários recursos de alta tecnologia para oferecer excelente desempenho, alta durabilidade e baixo consumo de combustível.

Externamente, o Virtus GTS traz várias diferenças no visual em relação às versões Comfortline e Highline. Na dianteira, são novos os faróis full LED, que têm identidade visual diferenciada; novo para-choque, mais imponente; a grade do radiador tipo colmeia com o logo "GTS" e um filete vermelho que liga os dois faróis - características marcantes nos veículos "GT" da Volkswagen em todo o mundo.
As rodas são diamantadas e têm 17 polegadas, com pneus 205/50 R17 - perfil que colabora para que o Virtus mantenha sua qualidade de rodagem, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em curvas, para o que colabora o acerto esportivo da suspensão.

O Virtus GTS tem defletor traseiro pintado em preto brilhante sobre a tampa do porta-malas e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas traseiras são escurecidas e as capas dos retrovisores são pintadas na cor preto brilhante.

A lista de equipamentos de série do Virtus GTS segue a do Polo GTS e traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento que incluem câmera de ré, sistema start/stop que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo, e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.
Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade piloto automático.

Como opcional, da mesma forma que no hatchback está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além do recurso de variação do espaço no porta-malas s.a.v.e. e rede para objetos no compartimento.

O Virtus GTS está disponível em duas opções de cores sólidas Preto Ninja e Branco Cristal e três metálicas Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay - esta exclusiva para as versões GTS de Polo e Virtus.


Da mesma forma que o Polo GTS, o Virtus GTS é equipado com o XDS+ bloqueio eletrônico do diferencial, que faz parte do ESC - Controle eletrônico de estabilidade item de série.

O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos, permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

O ESC do Virtus GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão Post-Collision Brake, recurso exclusivo na categoria.

da Redação | 04/02/2020

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